Atualidade Notícias

Perlim divide o Natal pelas quatro estações do ano

A Vila Natal encantada de Santa Maria da Feira voltou a abrir os portões do castelo e surpreendeu com o tema das quatro estações do ano. A decorrer até 30 de dezembro, Perlim conta com quinze áreas temáticas, seis espetáculos originais, um mercado de natal, uma pista de gelo, um circo e muito mais.

Um fim de semana prolongado é a altura ideal para visitar Perlim com a família ou amigos. A Vila Natal já se encontra a decorrer desde o dia 25 de novembro, mas todos os dias há atividades e performances a decorrer nas 15 áreas temáticas. Estas estão divididas por quatro espaços, em cada um tem como tema uma estação do ano (Inverno, Verão, Outono, Inverno).

Até 30 de dezembro, das 13:30 às 19:00 horas, haverá seis espetáculos originais, vinte apresentações diárias, um mercado de natal no rossio e uma pista de gelo e o circo de natal “Oniria” | “Uma viagem, 4 estações”, no parque da cidade. São cerca de 300 pessoas envolvidas, em que destes, 100 são voluntários com idades compreendidas entre os 17 e os 80 anos.

Numa vila encantada não poderiam faltar atividades para os mais novos, destacando-se o carrossel, a Rampa de Trenós, um espaço Lego, o Mini-arvorismo, o Mini-slide e uma “aventura em estado líquido”. Para toda a família, entra em cena a “Isabela e o Solstício de Inverno”, o “Acampamento de Perlim”, “As aventuras dos bloopies”, “A gruta dos Piratas” e muito mais.

É possível viajar pelas quatro estações do ano através do comboio oficial ou conhecer o centro histórico da cidade através do comboio de natal.

Os “graúdos” também não forem esquecidos, havendo arvorismo e slide para adultos, para além de espetáculos musicais aos fins de semana e feriados: os “Bombones” e o “Violino Encantado”.

Para terminar esta visita da melhor forma, é possível admirar o presépio de 800 anos, feito por Francisco de Assis com simples camponeses.

Um maior inclusão e sensibilização

No âmbito do projeto colaborativo de sensibilização e consciencialização para o cancro infantil, Perlim expôs as peças pintadas por crianças do IPO do Porto e transmite um vídeo com os seus testemunhos no Castelo da Feira.

Com o objetivo de tornar o espaço acessível a todos, Perlim já dispõe de espetáculos com interpretação em língua gestual portuguesa. Pode consultar quais estão disponível e os seus horários em Perlim.pt.

Na consciência de promoção de um mundo mais sustentável, a organização decidiu reciclar, na oficina de Perlim, mais de mil peças, que voltam a decorar os espaços. Ainda as peças de cenografia das edições anteriores são reutilizadas. “Em Perlim nada se desperdiça”, afirma.