O Restaurante Ramires, localizado na freguesia da Guia, em Albufeira, está prestes a atingir um marco histórico, ao celebrar 60 anos de existência em 2024. Conhecido pela receita do frango de churrasco com piri-piri do Ramires, o ‘pequeno café’ dos primeiros tempos deu lugar a um restaurante com três andares.
Em 1964, José Carlos Ramires, sapateiro de profissão, abriu “um humilde café na pequena freguesia da Guia, a sete quilómetros de Albufeira”. Nesta altura, o pai de Noélia Cabanita – que nos dá a conhecer a história deste singular espaço – servia petiscos, presunto e conservas aos trabalhadores locais. A visão e determinação do fundador fizeram com que rapidamente começasse a reproduzir uma receita que trouxe de África, no tempo em que esteve destacado no Ultramar. Trata-se do frango de churrasco com piri-piri do Ramires, que depressa se tornou uma iguaria muito apreciada e recomendada por todos os que provaram e “se deliciaram com esta carne bem temperada e grelhada no carvão”.
Com o passar dos anos, a notoriedade alcançada por esta receita fez com que se desse um exponencial aumento de clientes, o que tornou necessário aumentar as instalações do original café, “para que mais gente tivesse a oportunidade de saborear esta receita simples e cheia de sabor”. O atual espaço possui três andares, várias salas e ambientes e “oferece todas as condições necessárias para continuar a servir o famoso Franguinho da Guia”.
Os ingredientes para o sucesso de uma ‘casa’ com história
Noélia Cabanita e a família acreditam que as razões que justificam a longevidade do Restaurante Ramires são a capacidade que esta receita tem de ser apreciada por todas as faixas etárias e nacionalidades, a construção da receita, bem como os métodos de preparação dos alimentos e do conceito da casa, que são, até hoje, fundamentais para o sucesso do espaço.
O facto de terem sido pioneiros no conceito do Frango da Guia, deu-lhes a oportunidade de experimentar e testar várias técnicas de preparação dos alimentos e dos molhos até chegarem ao produto final. “Este percurso empreendedor fez com que o nosso restaurante tivesse definido os padrões da receita e que fossemos, por isso, reconhecidos a nível local e regional”.
De acordo com a filha do responsável pelo sucesso da iguaria, a receita é simples e vai de encontro ao paladar de pessoas de todas as gerações. Trata-se de frango com sal, grelhado em carvão “até ficar com uma pele estaladiça por fora e a carne suculenta no seu interior, regada com um molho cheio de segredos que elevam esta receita para outro nível de degustação”. A sugestão de chef passa por fazer o ‘protagonista’ acompanhar-se de uma travessa de batatas fritas e de uma salada algarvia de tomate, cebola e orégãos, “com toda a envolvência que o Algarve oferece”. A equipa coesa e multicultural, constituída por um núcleo de responsáveis de sala e cozinha que trabalha, todos os dias, para proporcionar uma experiência positiva aos clientes, também contribui para que o Restaurante Ramires “seja uma referência na gastronomia do país”.
A importância de servir os clientes com qualidade
Sendo o Algarve um destino turístico por excelência, todos os dias recebem a visita de muitos estrangeiros que escolhem a região para passar férias. “Somos, sem dúvida, um local obrigatório para quem quer experimentar os sabores do Algarve”. Ainda assim, é importante sublinhar que “grande parte” dos clientes diários são locais. “Ver que continuamos a servir bem os nossos conterrâneos deixa-nos muito agradados. O melhor feedback que podemos ter dos nossos clientes é quando os vemos voltar a entrar no nosso restaurante para uma nova refeição”.
Ao longo de todos estes anos de existência, muitas foram as histórias vividas no Restaurante Ramires. O destaque vai para o momento em que houve um pedido de casamento de um casal de namorados ingleses. “O noivo surpreendeu a companheira e quem estava presente ficou muito sensibilizado com um inesperado e bonito pedido de casamento”. Desde então, como tradição familiar, este casal volta todos os anos ao restaurante já com os filhos.
Em jeito de convite, Noélia Cabanita propõe que se sente à mesa do restaurante onde surgiu a receita do Frango à Guia do Ramires para saborear os produtos do Algarve com sabores do mediterrâneo.
“Visitar e comer no Restaurante Ramires é, sem dúvida, uma experiência gastronómica que não vai querer perder na sua próxima visita ao Algarve. A nossa equipa espera por si”.