Capa Saúde e Bem-Estar

Policlínica Villas de Palmela: a humanização dos cuidados de saúde

Consolidando-se como uma referência no setor da saúde no Distrito de Setúbal, a Policlínica Villas de Palmela orienta-se por valores como a excelência e o rigor. Com uma vasta oferta, a clínica destaca-se pelo atendimento humanizado e personalizado, tendo sido, este ano, novamente distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria “Clínicas Médicas”. Em entrevista, a fundadora e gestora, Sandra Martins, revela-nos os planos de crescimento e investimento em melhorias contínuas.

Fundada em 2005, a Policlínica Villas de Palmela é uma clínica médica que assume como principal missão cuidar das pessoas, promovendo a saúde e o bem-estar. Assim, quais são os valores que norteiam a vossa missão e em que medida contribuíram para consolidar a posição no mercado?

A Policlínica Villas de Palmela orienta-se por princípios de excelência, rigor, talento e sustentabilidade, com o objetivo de ocupar uma posição distinta no setor. Estes valores fundamentais estão intrinsecamente presentes no nosso quotidiano, guiando todas as nossas decisões e ações. É através deles que moldamos a nossa abordagem ao cuidado dos nossos clientes, permitindo-nos ser uma referência na área da saúde no Distrito de Setúbal. A nossa equipa, composta por profissionais altamente qualificados e dedicados, é o alicerce da nossa busca contínua pela excelência e inovação no atendimento clínico. Também na nossa Equipa cuidamos uns dos outros, criando um ambiente de trabalho harmonioso e de apoio mútuo. Estamos juntos há vários anos, fortalecendo os laços de confiança e colaboração, o que se reflete na qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes.

Com uma oferta que ultrapassa as 30 especialidades, diversos exames complementares de diagnóstico, 65 profissionais de saúde e ainda cinco assistentes, de que forma a clínica prioriza as necessidades dos seus clientes, adaptando a oferta de serviços a essas mesmas carências?

A clínica dá prioridade às necessidades dos clientes através de diversas estratégias. Em primeiro lugar, realizamos avaliações contínuas das necessidades da comunidade para adaptar a oferta de serviços às carências identificadas. Sendo que a polivalência e a formação contínua dos nossos profissionais permitem uma resposta rápida e eficiente às mudanças nas necessidades dos clientes. A abordagem personalizada é outro ponto crucial: cada cliente é tratado de forma individualizada, garantindo que os cuidados prestados são adequados às suas condições específicas. A coordenação entre as diferentes especialidades e exames complementares de diagnóstico é otimizada para proporcionar um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz, reduzindo tempos de espera e aumentando a eficiência dos cuidados. Priorizamos igualmente o investimento em tecnologia avançada e nas melhores práticas clínicas garantindo a utilização de tratamentos e meios de diagnóstico mais modernos e eficazes.

Desde cardiologia até psiquiatria ou cirurgia plástica, a oferta é vasta, diversificada e qualificada. O que distingue o vosso serviço e quais são as especialidades que os pacientes clientes mais procuram?

O nosso serviço distingue-se por um atendimento médico de excelência, comprometido com a qualidade, personalização, inovação e humanização dos cuidados de saúde, colocando o cliente no centro de todas as decisões e ações para promover a sua saúde e bem-estar.

O propósito da Policlínica Villas de Palmela é cuidar das pessoas ao longo de todo o seu ciclo de vida, atendendo às necessidades específicas de cada idade. A saúde é um percurso contínuo e cada fase da vida exige cuidados únicos e especializados.

Na infância e adolescência, focamo-nos no crescimento e desenvolvimento saudável. Oferecemos consultas de pediatria regulares e acompanhamento do desenvolvimento físico e emocional para garantir que os jovens recebem o suporte necessário para um crescimento equilibrado.

Durante a idade adulta a nossa abordagem adapta-se às mudanças que ocorrem nesta fase. Fornecemos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde. Acompanhamos a saúde reprodutiva, oferecemos exames de rotina, gestão de doenças crónicas e suporte para a saúde mental. O objetivo é apoiar os adultos a manterem-se saudáveis e ativos, permitindo-lhes desfrutar de uma vida plena e produtiva.

Na terceira idade, os cuidados são ajustados para enfrentar os desafios próprios do envelhecimento. Disponibilizamos serviços que incluem a monitorização de doenças crónicas e fisioterapia. A escassez de médicos de família tem sido uma preocupação crescente no contexto atual do SNS, o que promove uma elevada procura por consultas de Medicina Geral e Familiar. Temos muitos clientes que encontram na Policlínica Villas de Palmela o seu médico de família. Também as especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia e psiquiatria têm uma procura muito expressiva.

“A Policlínica Villas de Palmela orienta-se por princípios de excelência, rigor, talento e sustentabilidade”

Atualmente, a clínica, além de disponibilizar uma grande variedade de serviços, possui acordos, para a maioria das consultas e exames, com cerca de 50 entidades. Poderia destacar algumas destas parcerias, explicando como funcionam e ilustrando o seu impacto direto?

A clínica possui parcerias com a maioria dos seguros e planos de saúde presentes no mercado, incluindo a Multicare, Medis, FutureHealthcare, Rede AdvanceCare, entre outros. Além disso, mantemos acordos diretos com alguns subsistemas de saúde, como é o caso do SAMS. Nos serviços de análises clínicas e patologia clínica, temos como parceiro o Laboratório Synlab – líder europeu em serviços de laboratório médico – que dispõe de acordos com todas as entidades, incluindo SNS e ADSE.

O crescimento dos seguros de saúde em Portugal tem sido uma tendência impulsionada por diversos fatores, tais como a insuficiência de recursos e tempos de espera no SNS. Do meu ponto de vista, apesar dos valores pagos pelas seguradoras serem muito inferiores aos particulares, os acordos e parcerias promovem a divulgação dos seus prestadores, o que nos permite o acesso a um número maior de clientes. Não obstante, também contribuem para a credibilidade da clínica e para a fidelização dos clientes. Mas também são um desafio, uma vez que é fundamental uma gestão de tesouraria eficaz e capacidade financeira.

Considerando que, cada vez mais, a responsabilidade social é um tema fulcral em todos os setores, que iniciativas têm implementado e de que forma estas refletem o compromisso da clínica com a comunidade?

Como empresa, reconhecemos a crescente importância de assumir a responsabilidade pelos nossos impactos no ambiente e na sociedade. A sustentabilidade (ESG) não é apenas uma palavra da moda, mas uma responsabilidade que partilhamos como organização. Temos vindo a implementar medidas concretas para minimizar a nossa pegada ambiental (E), promover o bem-estar dos nossos colaboradores e contribuir positivamente para a comunidade onde nos inserimos (S). Os processos de gestão da empresa estão assentes num modelo de governance (G) robusto que tem sido implementado ao longo dos anos, e que nos permite diferenciar e conquistar a confiança de clientes e parceiros. Em 2020, A Policlínica Villas de Palmela subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal, associação que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade, da qual somos associados. A Carta de Princípios é um documento que estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial.

A responsabilidade social é, de facto, um aspeto crucial para qualquer organização nos dias de hoje, e as clínicas não são exceção. Ao longo dos anos temos desenvolvido diversas iniciativas que demonstram o nosso compromisso. Somos sócios da Associação Meninos d’Oiro, contribuindo com uma quota anual e promovendo recolha de bens: entregámos cabazes de Natal com uma ceia completa para 10 famílias (incluindo um presente para as crianças) e promovemos uma recolha de material escolar no início do ano letivo que entregámos na associação para os meninos mais carenciados.

A Policlínica Villas de Palmela é também uma das empresas signatárias da Carta para a Diversidade, gerida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, e, para além de integrar um grupo de trabalho no âmbito da Educação, contribui também com uma quota anual de sócio. Em 2022 doámos equipamentos à Academia da Proteção Civil do Município de Palmela e este ano, para assinalar a comemoração do Dia da Criança, contribuímos com apoio financeiro para a construção de um novo espaço desportivo na Quinta do Anjo.

Temos também participado na “Corrida Sempre Mulher”, um evento que, para nós, se transformou numa tradição e que combina atividade física, solidariedade e consciência social, contribuindo para a luta contra o cancro da mama.

Com a crescente digitalização no setor da saúde, como é que a Policlínica Villas de Palmela tem integrado a tecnologia nos seus serviços? Existe alguma iniciativa em particular que gostariam de destacar neste âmbito?

A Policlínica Villas de Palmela pretende, no médio prazo, promover a transformação digital dos processos internos, uma vez que impacta positivamente na eficiência e na competitividade da nossa organização. Estamos focados na transformação de métodos tradicionais, para métodos digitais, promovendo a eficiência, acessibilidade e segurança da informação. Temos integrado diversas tecnologias para melhorar a qualidade e a eficiência dos nossos serviços, destacando-se a implementação de um sistema de registos eletrónicos de saúde que permite a digitalização dos dados dos clientes e facilita o acesso rápido e seguro às suas informações médicas por todos os profissionais de saúde envolvidos no seu cuidado e proporciona aos clientes um serviço mais integrado e eficiente.

Considero que o avanço tecnológico trouxe imensas vantagens para o setor, melhorando diagnósticos, tratamentos e a gestão das informações dos clientes. No entanto, este progresso coloca um desafio significativo: o balanço entre a tecnologia e os cuidados humanizados. O contacto humano, a capacidade de ouvir e compreender as preocupações dos clientes e a construção de relações de confiança são elementos fundamentais para o nosso propósito. O verdadeiro desafio reside em integrar harmoniosamente a tecnologia nos cuidados de saúde sem sacrificar a dimensão humana, garantindo que os avanços tecnológicos complementam, em vez de substituir, a empatia e o cuidado no atendimento.

Em qualquer negócio estabelecer relações de confiança com cada cliente acaba por ser fundamental, só assim se torna possível assegurar a longevidade e o sucesso. Desta forma, através de que estratégias se diferenciam e fomentam o bom atendimento?

Sempre acreditei que seria possível diferenciarmo-nos promovendo a humanização dos cuidados de saúde, prestando cuidados de saúde ajustados às necessidades e expetativas de cada pessoa e de um atendimento próximo e personalizado. Foi com esse propósito que fundei a Policlínica Villas de Palmela. Temos hoje cerca de 20.000 clientes, o que excede largamente a população da freguesia da Quinta do Anjo. Isto significa que conseguimos atrair clientes de outras áreas geográficas, o que só é possível através da notoriedade que a nossa marca alcançou.

“Sempre acreditei que seria possível diferenciarmo-nos promovendo a humanização dos cuidados de saúde”

Este ano a Policlínica Villas De Palmela foi novamente distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria “Clínicas Médicas”, no distrito de Setúbal. Considerando que esta distinção visa prestigiar o que de melhor há e se faz em Portugal, qual é a importância de continuar a recebê-la?

Essa distinção representa o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela clínica, avaliados pelos nossos clientes, e é também a validação por uma entidade externa, o que reforça a confiança na nossa marca.

Além disso, ao receber novamente esse prémio, a clínica destaca-se no mercado, diferenciando-se da concorrência e solidificando a sua reputação como uma referência de qualidade na comunidade local e na região de Setúbal. Isso permite atrair a atenção de novos clientes e reforça a fidelidade dos clientes existentes.

A equipa da Policlínica Villas de Palmela é essencial para o sucesso deste projeto, e não posso deixar de destacar a dedicação e o contributo de todos os nossos profissionais para este resultado.

No futuro, quais são os planos da clínica para se manter na vanguarda da oferta de cuidados médicos e continuar a assegurar o grau de satisfação dos clientes? Existem áreas específicas de expansão ou desenvolvimento que pretendem priorizar?

Ao longo dos anos, a confiança depositada pelos nossos clientes tem sido motivo de grande orgulho e, simultaneamente, de imensa responsabilidade, impulsionando o crescimento contínuo e sustentado da clínica.

Aumentámos recentemente as instalações e implementámos a especialidade de medicina dentária em 2023. Estamos também em processo de aquisição de novos equipamentos de diagnóstico, com as mais recentes tecnologias, e pretendemos dar continuidade à transformação digital dos processos internos. O processo de melhoria continua da nossa organização tem gerado excelentes resultados em termos de crescimento e dos índices de satisfação nos serviços prestados.

No campo da educação para a saúde, a Policlínica Villas de Palmela já tem vindo a realizar workshops e ações de sensibilização em diversas áreas, como amamentação, primeiros socorros e doenças da primeira infância. Considero a prevenção da doença e a promoção da saúde um investimento essencial para o desenvolvimento sustentável das comunidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas e a redução dos custos associados à saúde, pelo que vamos continuar a investir nestas iniciativas. Manteremos o nosso compromisso com a sustentabilidade porque é um fator diferenciador da nossa marca.