A 8ª edição do RallySpirit Altice, que se realiza de 2 a 4 de junho, tem partida e chegada na cidade de Barcelos. A edição deste ano conta com duas novas classificativas, uma em Terras de Bouro e outra em Vila Verde, que, apesar de manter o nome da de 2022, também é completamente nova.
A edição de 2023 do RallySpirit Altice conta com várias novidades. Um dos destaques entre as estreias é a Assistência Remota em Mixões da Serra, que acontece logo no primeiro dia, entre as classificativas de Terras de Bouro e Vila Verde, “num revivalismo dos ralis ‘à moda antiga’, em que os carros param na berma da estrada de ligação para eventuais reparações”, contextualiza o município de Barcelos, em comunicado.
Com início e fim na capital portuguesa do artesanato, mais concretamente no Jardim da Avenida da Liberdade, a corrida também vai passar por Amares, Terras de Bouro, Vila Verde, Famalicão, Santo Tirso e Porto, ao longo das três etapas.
Esta prova traz até às estradas portuguesas várias lendas do mundo automóvel para todos os gostos. É uma “verdadeira montra histórica de carros de ralis míticos de todas as eras”. De acordo com a organização, poderão ser vistas, dentro de um vasto leque de opções, “máquinas de outros tempos, como os carros de Grupo A, Kit-Car e WRC, os 15 Grupo B, entre outros”, que se juntam “num dos maiores Rally-Legends europeus, que há muito se transformou também num dos mais apreciados espetáculos de desportos motorizados, em Portugal”.
A Câmara Municipal de Barcelos alerta para um conjunto de condicionamentos no trânsito, tanto na malha urbana da cidade, como em algumas freguesias do concelho, provenientes da realização do evento.