Atualidade Notícias

Madeira: Por uma maior consciência cívica e literacia financeira da população

De acordo com a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, de janeiro de 2023 a final de abril, a Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais, através da Direção de Serviços do Consumidor, já realizou 24 ações de sensibilização, a respeito dos mais variados temas.

Estas iniciativas abrangeram 843 pessoas e centraram-se em temáticas como educação das famílias para o consumo, direitos e deveres dos consumidores, comércio eletrónico, rotulagem, publicidade, desperdício alimentar, direitos dos passageiros aéreos, contratos celebrados à distância, literacia financeira, entre outros.

De forma mais detalhada, foram feitas oito ações em Literacia Financeira + Programa de Educação e Inclusão Financeira, cinco delas em IPSS e três em Câmaras Municipais. Quanto ao número de pessoas abrangidas, perfaz um total de 352, em que 142 foram em IPSS e 210 em Câmaras Municipais. Relativamente às restantes temáticas, decorreram 16 ações de sensibilização, em escolas e IPSS, englobando, ao todo, 491 pessoas.

Com estas ações, pretendem sensibilizar os consumidores para os seus direitos e deveres, nas diferentes áreas, com a intenção de atingir uma consciência cívica e um decréscimo do número de reclamações.