O distrito de Santarém ganhou mais vida com o Táxicão Mildog, o primeiro táxi para animais de companhia na região. A paixão pelos animais e a necessidade deste serviço por parte dos tutores foram as principais razões que levaram Cremilde Santos a lançar este projeto, em maio de 2021.
O Táxicão Mildog, para além do serviço de táxi também presta apoio domiciliário, para dar medicação, injetáveis, verificar febre, cortar unhas, desinfetar suturas, dar comida e água, bem como assegura outros serviços que um auxiliar de veterinária esteja apto a realizar. Acrescido a tudo isto, ainda dá banhos e tosquias, recentemente começou a exercer fisioterapia veterinária e, em breve, vai apresentar um serviço pioneiro para cães seniores.
No entanto, apesar de o nome nos remeter para um projeto que se dedica exclusivamente a cães, fazem também o transporte de outros animais, como é o caso de gatos e coelhos, ou eventualmente de animais exóticos, uma vez que já lhes foi solicitado transportar um pavão.
A equipa que assegura o funcionamento do Táxicão Mildog é pequena, mas extremamente profissional. “Temos sempre uma pessoa a tempo inteiro e outras duas a três em regime de colaboração, por isso conseguimos distribuir o trabalho”, afirma a responsável. O objetivo é garantirem sempre disponibilidade total para assegurar as necessidades dos ‘patudos’. “Eles são a prioridade e cada um é tratado com exclusividade”. Porém, há serviços em que trabalham por marcação, visto que é a maneira mais acessível de atender a todos os pedidos.
“A qualidade e a eficácia só se conseguem se houver dedicação e um dos requisitos para fazer parte da equipa é gostar de animais. Costumo dizer que o que faço não é trabalho, mas sim um prazer”. Apesar de estarem localizados no Cartaxo, prestam serviços nos concelhos limítrofes e em toda a região de Lisboa, Vale do Tejo e Médio Tejo. Na verdade, atuam em todo o país consoante o serviço solicitado.
O feedback de quem já teve a oportunidade de conhecer esta iniciativa é bastante positivo, pois consideram que todo o apoio prestado é importante para animais e respetivos tutores. “Há quem tenha ficado surpreendido positivamente com a ideia por ser inovadora”. Os veterinários reconhecem que fazia falta e cada vez mais a recomendam a tutores que necessitam deste tipo de serviços.
O balanço do projeto, até à atualidade, é muito positivo. “Estamos a evoluir, o que é muito recompensador. Há cada vez mais pessoas a terem conhecimento da nossa existência, a solicitar os serviços e a recomendar”.
Para o futuro, as perspetivas da gestora passam por continuar a fazer o projeto crescer, chegar a outras pessoas e a outros concelhos do país, ter mais parcerias que sejam benéficas para os animais e lançar novas iniciativas, que já estão em preparação “e que vão, certamente, surpreender”.