IN & Out

Desfrutar de atividades de verão no mês de agosto

Cinema na Praça (Ponte de Lima)

Por todo o país, em agosto, as atividades ao ar livre continuam e até se intensificam. Desde cinema a exposições luminosas, concertos de música, viagens medievais, náuticas e muito mais.

Uma sessão de cinema é, para muitos, um bom serão, e durante o verão, é possível ver um filme ao ar livre, com tudo a que tem direito. O continente encontra-se a promover “O cinema na Praça”, com 40 sessões de cinema ao ar livre gratuitas, em algumas Lojas Continente Modelo do norte, centro e sul do país. Três dias antes de cada sessão, os clientes, de entre um conjunto de seis filmes, poderão votar no que querem ver: “Top Gun Maverick” (2022), “Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo” (2022), “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (2022), “A Pequena Sereia” (2023); “Guardiões da Galáxia: Volume 3” (2023) ou “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões” (2023). Às 22:00 horas, o filme mais votado será exibido e serão disponibilizadas pipocas doces e salgadas, água e sumos.

O cinema ao ar livre chega finalmente à cidade do Porto, trazendo o “Cinema na Vinha”. Esta iniciativa já se encontra a decorrer desde julho, exibindo cerca de 20 filmes em quintas da região dos Vinhos Verdes. Neste mês, decorrerão mais três sessões, sendo estas acompanhadas com um bom vinho: “After Sun”, de Charlotte Wells, no dia 5 de agosto, em Monverde Wine Experience; na Quinta de Lourosa, a 11 de agosto, será exibido o “Tori e Lokita”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne e, no dia seguinte, nas Quintas de Melgaço, será a vez de “A Felicidade das Pequenas Coisas”, de Daniele Luchetti.

É também nos jardins do Palacete Silva Monteiro, na considerada “casa mais bonita do Porto” que será exibida, a 3 de agosto, a curta-metragem nomeada para um óscar, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, entre mais outros 5 filmes a decorrer até 1 de setembro. As sessões têm início às 21:30 horas e é aconselhada a prévia inscrição, sendo que é limitado a 50 pessoas. A programação desta atividade inclui também visitas ao Palacete Silva Monteiro, provas de Vinho Verde e de gelados produzidos também com este vinho.

Já Braga promove uma iniciativa – “Ares de Verão” – que permite aos residentes desfrutarem dos diferentes espaços públicos da cidade e das variadas propostas artísticas. Até 25 de agosto irá decorrer o “Verão no Parque”, um programa para todas as idades, com atividades culturais e recreativas no Parque de São João da Ponte. Já na Praça municipal decorrerá, de 3 a 5 de agosto, o festival “Sons do Noroeste”, que trará música tradicional, com origens entre o Norte de Portugal e a Galiza.

É neste mês que também será possível recuar até à idade média, ao visitar a Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira. De 2 a 13 de agosto, os visitantes poderão conhecer melhor a história e a época de D. João I – Mestre de Avis.

Viajando até ao Sul do País, mais precisamente até ao Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, será possível viver uma experiência mágica, que envolve esculturas luminosas, video mapping e realidade aumentada. A 3º edição do de Magical Garden está de regresso com um espetáculo das Mil e Uma Noites de Aladdin e de Jasmine. Há sessões todos os dias, às 21:30, 22:00 e 22:30 horas.