A partir de 14 de setembro vai ser possível encontrar nas livrarias o livro “Educar Sem Perder a Cabeça”, de Tania García. Com esta obra, a autora pretende dar a conhecer a teoria e a prática necessárias para educar as crianças.
No livro “Educar Sem Perder a Cabeça”, de Tania García, segundo a Editora Pergaminho, responsável pela publicação da obra, percebe-se “que as crianças não devem crescer à imagem dos seus pais, pois isso leva a que se sintam inseguras e inferiores, com tendência para desenvolverem uma baixa autoestima. A missão dos pais deve ser a de guiar os seus filhos, amando-os e respeitando-os como eles são”.
De acordo com a autora do livro, nenhuma criança se pode formar por completo e tornar-se um adulto saudável quando é incitada pelos pais a ser alguém que não é. Assim, quando as crianças não podem exprimir o que sentem e têm essa perceção durante as fases da infância e da adolescência, “é muito prejudicial”.
Esta obra marca um antes e um depois na forma de compreender a família e o mundo da educação, apresentando uma abordagem para criar jovens seres humanos com base no respeito e numa compreensão verdadeira, que se sustenta nas necessidades emocionais e no desenvolvimento das crianças.
“Somos donos da nossa vida, não somos donos da vida dos nossos filhos”
“Quando se compreende os ritmos das crianças e se dá ouvidos às suas necessidades, quando lhes damos a oportunidade de serem quem são e de exprimirem as suas emoções enquanto seres humanos iguais a nós, a vida torna-se muito mais simples e feliz”, afirma a autora.
Tania García, formada em Educação Social e investigadora socioeducativa com mais de 20 anos dedicados à educação, é autora, mentora e mãe de dois filhos. Criadora do método Educación Real®, fundou a primeira escola online para famílias e profissionais que desejem educar com base nos princípios de respeito, a Edurespeta, que formou mais de 40 mil pessoas.
Foi também a fundadora da ESDE, Escuela Superior de Educación, que certifica, anualmente, centenas de pessoas em diferentes especialidades. Tem ainda formação complementar em Neurociência Infantil e Adolescente, Direitos Humanos, Maus-tratos Infantis e Violência Familiar e de Género, entre outros campos. É autora de quatro livros de referência nesta área, que contam com mais de 55 mil exemplares vendidos em Espanha e na América Latina.
O mote desta sua mais recente obra é “Educar Sem Perder a Cabeça”, para uma parentalidade consciente, uma infância realmente feliz e uma vida familiar onde todos se sentem bem.