Viana do Castelo é um concelho distinto que evidencia uma simbiose perfeita entre o amor pelas tradições e a paixão pela modernidade. É um concelho embelezado pelas paisagens naturais, pelo encanto da arquitetura inovadora, apresentando ofertas turísticas de qualidade, restauração e hotelaria de excelência e atividades variadas para todos os gostos.
O concelho é rico em tradições e o traje à vianesa é um dos grandes símbolos do país, sendo reconhecido como marca em Portugal e no estrangeiro pelo colorido e originalidade das suas peças. Intimamente ligada ao traje à vianesa, a Romaria d’Agonia, a rainha das romarias de Portugal, atrai anualmente uma multidão à cidade e ao concelho.
Tudo isto acontece num cenário natural de indescritível beleza, cada vez mais apetecível para o turismo, onde se destaca uma gastronomia que tem por base o peixe e os produtos frescos e típicos, sendo o rei o Bacalhau à Viana, sempre acompanhado pelo vinho verde da região, sem esquecer a doçaria conventual, na qual a rainha é a Torta de Viana.
A Praça da República é, há quinhentos anos, o centro cívico de Viana do Castelo, assumindo-se como sala de visitas da cidade. Mesmo ao lado, encontramos o Museu do Traje, que alberga um excelente espólio de trajes e de ourivesaria tradicional, promovendo e valorizando um valioso património concelhio.
Já o nosso Museu de Artes Decorativas, instalado numa distinta mansão senhorial do século XVIII, possui uma das mais importantes e valiosas coleções de faiança antiga portuguesa dos séculos XVII a XIX, que inclui diversas peças da famosa fábrica de louça de Viana.
Não posso deixar de referir a imponência e importância do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, um dos monumentos mais conhecidos e emblemáticos de Viana do Castelo, que se assume como verdadeiro postal da cidade e do país. Desafio ainda todos a subirem o monte no Elevador de Santa Luzia, que acaba de celebrar o seu centenário e que apresenta uma imagem renovada.
A cidade tem ainda o privilégio de acolher, na antiga doca comercial, um navio que representa uma parte importante da história da cidade e do país: o Navio Gil Eannes. Este é um museu flutuante que já é uma imagem de marca da cidade, cativando milhares de visitantes anualmente.
Ainda na frente ribeirinha da cidade, encontra-se a moderna Praça da Liberdade de Fernando Távora, a Biblioteca Municipal de Siza Vieira e o Centro Cultural de Eduardo Souto Moura, arquitetura de autor que trouxe uma beleza contemporânea à cidade.
Sendo esta uma cidade náutica, o desporto ligado ao rio e ao mar assume-se, cada vez mais, como a força motriz do turismo desportivo. Aproveitando a excelência dos quatro centros náuticos do concelho, o remo, a canoagem, o surf e a vela cativam cada vez mais atletas e turistas desportivos.
Somos Cidade Europeia do Desporto em 2023 e, por isso mesmo, até a nossa Romaria d’Agonia vai incluir um dia dedicado a esta celebração que envolve todos os clubes e associações do concelho, mobilizando milhares de vianenses em prol de uma causa comum. Este ano há, pois, ainda mais motivos para viver a rainha das romarias!
Quem gosta vem, quem ama fica. Viana fica no coração!
Por: Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo