Poder local

Albergaria-a-Velha: um município amigo da juventude

Catarina Mendes, vereadora da Educação e Ação Social

Albergaria-a-Velha recebeu, este ano, o “Selo de Município Amigo da Juventude”. Esta distinção, concedida pela Federação Nacional das Associações Juvenis, atesta o reconhecimento de qualidade às autarquias que integram a “Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude”.

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) atribuiu, no primeiro semestre de 2023, o “Selo de Município Amigo da Juventude” a Albergaria-a-Velha. De acordo com a vereadora da educação e ação social, Catarina Mendes, receber esta distinção simboliza “o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao nível da implementação de um conjunto de ações subjacentes às políticas de juventude. Significa um sentido de pertença a um grupo que acredita no valor e no potencial dos jovens e que tem como objetivo estar próximo dos jovens e com eles desenhar ideias de futuro”.

As principais medidas e projetos da autarquia direcionados a esta faixa etária passam pelos Conselho Municipal da Juventude, Assembleia Municipal Jovem, Portal da Juventude e Fórum de Juventude, que é, nada mais nada menos, que um site acessível e dinâmico, destinado à partilha de informação e de ações. De destacar também o Projeto Municipal Promotor do Sucesso Escolar, onde se realça a discussão e respetiva formação, de acordo com as necessidades elencadas pelos jovens e direções de escolas.

Para além de tudo isto, põem em prática ações lúdico-desportivas, inclusivas, para jovens, como é o caso de campos de férias, passeios de finalistas, realização de simulacros nos equipamentos escolares, passeios interpretativos de fauna e flora, diversos workshops, oficinas pedagógicas e de verão, concursos de ideias, atividades laboratoriais, reuniões, ações e campanhas de voluntariado, iniciativas ligadas ao empreendedorismo, formação em contexto de trabalho para jovens dos cursos profissionais, bem como ações de apoio, regulares e pontuais ao movimento associativo que integre formação de jovens através do desporto. As atividade e eventos acontecem nas escolas, no Cineteatro Alba, nas bibliotecas, piscinas, pavilhões e campos de jogos, Centro de Interpretação, centros culturais, mercado, floresta, moinhos, entre outros locais do concelho.

No que diz respeito à relação da autarquia com a comunidade associativa juvenil do concelho, Catarina Mendes afirma que “o município apoia o associativismo, genericamente, através de um programa, valorizando as camadas jovens, estando recetivo às suas iniciativas promocionais e formativas”.

De acordo com a vereadora, as principais preocupações e desafios a enfrentar pelos jovens de Albergaria-a-Velha centram-se na habitação, na formação adequada à oferta de emprego, nas questões ambientais e de saúde, sobretudo, no que diz respeito à saúde mental. “Outros desafios prendem-se com a participação dos jovens nas decisões sobre assuntos que lhes dizem respeito, o alheamento da juventude face à política e à responsabilidade social e pessoal, o exercício da cidadania e da solidariedade de modo altruísta”.