Ambiente Atualidade Notícias

LEXUS – Pioneira nos híbridos: uma história de excelência

Sobre a delicadeza japonesa não é preciso falar muito. O delicado é identificado no sentir, a beleza é visível aos olhos. São outras as linguagens, além da fala, que se encarregam de descrever a grandeza que se pode ser, no tanto que se pode ter. A Lexus, marca de veículos de luxo da Toyota, há 20 anos prova a Portugal que não se ganha a grito, a vitória comprova-se silenciosamente.

No silêncio a bordo, nota-se a qualidade dos materiais, o rolar suave, o aconchego perfeito. “A viatura fala por si”, como explica Fernando Monteiro, diretor da Lexus em Portugal, sobre a estratégia de vendas da marca. Cada vez mais presente no país, atualmente em seis lojas, respetivamente Lisboa, Porto, Coimbra, Sintra, Aveiro e Faro, a Lexus encaminha-se para expandir em Portugal a confiança e o respeito que consolidou em 30 anos de história: é a marca mais fiável do mundo – segundo o relatório da “Annual Auto Survey” da Consumer Reports.

A confiança aqui cresce simultaneamente com a consciencialização da população para a mudança de veículos menos poluentes. Pioneira na tecnologia híbrida, a Lexus comercializa apenas automóveis híbridos – isto é, automóveis que possuem um motor de combustão interno somado a um motor elétrico para reduzir o esforço do motor de combustão. Cada vez, mais a ideia sustentável está a crescer em Portugal. No ano passado, ano de celebração do 20.º aniversário da Lexus no país, a marca bateu o recorde de vendas dos últimos cinco anos, com 560 matrículas registadas.

Além da confiança e da sustentabilidade, o híbrido Lexus tem o diferencial de que o motor elétrico contém carregamento automático, sem ser necessário ligar à tomada ou carregar durante a noite. A inteligência do sistema híbrido também monitoriza as condições de condução para coordenar as duas fontes de potência, quer seja necessário acelerar, ou caso condutor esteja sem pressa.

A sinergia dos motores resulta num consumo mais baixo, além de emitir bem menos CO2 e menor necessidade de manutenção, do que um veículo comum.

Ainda mais ecofriendly, o híbrido Lexus possibilita um modo de utilização apenas do motor elétrico, chamado de modo EV, deixando assim de emitir CO2 e de consumir gasolina. Ajuda o mundo e ajuda-o a si: a condução torna-se mais suave e muito silenciosa.
Tal avanço e dedicação faz a Lexus comercializar mais híbridos do que qualquer outra marca de luxo no mundo, com 1,3 milhões de veículos vendidos até agora.

Futurista, a marca cativa o público através de ideias inovadoras e consolida a confiança pelo serviço de excelência. “Comunicar-se de maneira cirúrgica com o cliente numa relação em que ele se sinta acompanhado.” É assim que Fernando Monteiro descreve a relação da Lexus com o público que faz com que a marca seja tão bem vista.

O indicador de crescimento da Lexus baseia-se na recomendação dos clientes: “Está provado que quando um cliente nos recomenda, nós facilmente conseguimos ter mais um ou dois clientes que também se tornarão fiéis”, diz o diretor. “No fundo, é uma estratégia de pluralização”, conclui.

A confiança da marca fica evidente quando o reconhecimento se cria não só no âmbito de quem produz, mas também de quem compra. Fernando Monteiro explica que o prestígio da empresa reforça-se a partir das avaliações feitas pelo público. Para ele, tal constatação faz com que os clientes sejam os verdadeiros embaixadores da marca. Conquista-se a partir de um bom produto e ampliam-se as vendas pela verdadeira reputação. E nessa teoria de ação e reação, a confiança da empresa é concreta: desde abril, a empresa oferece ao cliente sete anos de garantia na compra de um veículo.

A garantia é alta porque, segundo Fernando Monteiro, é raríssimo ter um Lexus com má valia. E quando acontece, mais uma vez, a Lexus mostra-se diferente: “Assumimos a falha, chamamos o cliente, damos outra viatura de cortesia e reparamos o carro gratuitamente”, explica. É por este cuidado que a loja em Lisboa, inaugurada em março, contém uma oficina integrada além de estar situada no centro da cidade para estar mais próxima dos seus amigos – como gosta de se referir aos clientes.

Ao falar sobre o futuro e o que ainda falta ser feito, o diretor da Lexus em Portugal conta sobre a meta da empresa de crescer em Braga e em outras cidades, mas deixa claro que a ambição tem um limite: “A partir do momento em que nós começássemos a querer massificar tudo, iriamos perder o nosso lema”, revela. “E o nosso lema é: clientes de excelência que procuram um serviço de excelência com atendimento de excelência”. Em tamanho tom de segurança, Fernando Monteiro justifica que a marca tem tudo para ter ainda mais sucesso: “Primeiro, porque temos uma equipa incrível, segundo porque o mercado está a evoluir naquilo que é nossa estratégia”. E, assim, como quem diz um “eu avisei”, a marca abre espaço para Portugal se consciencializar, cada vez mais, de que é hora de mudar para o híbrido.

Por si e pelo mundo.