Atualidade Economia Notícias

‘Des’formar Pessoas

O cenário económico atual, inquestionavelmente competitivo, exige empresas dinâmicas e gestores com alma e atitudes diárias empreendedoras e disruptivas.

Novos tempos, novos líderes! Não apenas líderes inovadores, mas acima de tudo líderes transformadores.
“Estamos no maior ponto de inflexão da nossa história, onde as mudanças serão estruturais e disruptivas, numa velocidade jamais vista”, refere a nossa interlocutora.

A Lead YourSelf acredita que líderes e profissionais de todas as áreas precisam de estar atentos à transformação que começou a acontecer no mundo inteiro. “Passamos a maior parte dos nossos dias conectados a pessoas, marcas e ao mundo”.

A Lead YourSelf surge como um catalisador da mudança, ajudando a transformar as lideranças tradicionais em lideranças disruptivas. Disrupção consiste em tirar algo do seu estado normal. “Basicamente é fazer as coisas de forma diferente. A liderança disruptiva antecipa o futuro, tem o seu foco no que está para vir, mas para que isso aconteça é necessário romper (desconstruir) com as amarras dos modelos tradicionais de liderança”.

“Não forçamos resultamos, otimizamos potenciais. É sempre essa a nossa intenção. Queremos que a pessoa decida por ela, que ela tenha a capacidade de dizer o que quer ou não fazer. No fundo, vamos resgatar o líder que está lá, atrofiado, seja por situações da vidas, por dificuldades, crenças, vergonha… Por diversas razões, o líder ficou ali atrofiado e através da ‘des’formação da pessoa, vamos conseguir regata-lo”.

E como se faz esse resgate? Durante este processo as pessoas vão sentir esta transmissão com qualquer um dos sentidos que elas tenham. “Porque o que estes anos todos de atividade me têm ensinado e revelado é que nós trabalhamos no mental o ‘saber fazer’, mas não trabalhamos no mental o ‘saber ser’”. Tudo o que é transmitido pela Lead YourSelf, tudo o que é mostrado ao indivíduo tem que ser sentido na pele. “Nós não dizemos como as coisas têm que ser feitas, esse não é o propósito da Lead YourSelf. O que fazemos é mostrar às pessoas que elas, provavelmente, têm um campo de possibilidade dentro delas que elas ainda não o descobriram nem o entenderam”.

Aposta em parcerias como aposta no futuro
A Lead YourSelf está, neste momento, a estabelecer algumas parcerias incríveis a nível europeu. Aconteceu, no passado dia 7 de junho, a vinda do Dr. Amit a Portugal, pois a empresa de Évora está a integrar uma rede europeia de profissionais que têm a mesma consciência sobre as empresas e planeiam expandir este negócio para África. “A Lead YourSelf ficou com a responsabilidade de transmitir estes conhecimentos nos países de expressão portuguesa”.

No fundo, a Lead YourSelf pretende passar uma consciência e pretende criar ferramentas para que esta ‘desconstrução’ do indivíduo possa chegar mais longe. “Queremos cimentar bem este projeto em Portugal e queremos, sem dúvida, mexer a consciência em Portugal e enraiza-lo. Queremos ajudar, de facto, a criar uma ponte para que as pessoas venham ter connosco. Vamos criar ligações com empresas, corporações, pessoas e transferir conhecimento e importar conhecimento”.

Serviços corporativos
Corporação é um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando um resultado comum. Mas como é que isso é possível, se cada pessoa representa um universo distinto com as suas próprias características e expectativas? Esta tem sido a grande questão ao longo das últimas décadas.

Resultou, mas já não resulta mais! Isto porque, as estratégias usadas visavam uma geração em que seria normal as pessoas adaptarem-se às exigências das corporações, independentemente das suas crenças e expectativas individuais. No entanto, no contexto atual a sair da geração Millenials e a entrar na Geração Z, todo o sistema de ‘preparação e treino’ de líderes também mudou. É por esta razão que as corporações que pretendam manter ou alcançar um posicionamento de sucesso e de prosperidade, devem equacionar os seus atuais modelos de liderança e adoptar estratégias disruptivas, que lhes permitam fazer uma transição geracional equilibrada e bem-sucedida.

A Lead YourSelf surge como resposta a estas novas exigências! Através de métodos e ferramentas integradas, que vão muito mais além da capacitação convencional e que permitem o florescer da verdadeira criatividade inspiradora que reside no inconsciente de cada organismo, seja individual ou grupal. O foco principal não é criar líderes! O foco principal é resgatar o líder presente na pessoa, no projeto, na corporação, através da desconstrução dos aspetos sabotadores e limitativos e, em simultâneo dotar as organizações de competências que facilitem o seu processo de regeneração ou de GrowUp, no caso das Startups.