Atualidade Destaque Economia Notícias

Para cada cliente uma solução

A marca dispensa qualquer tipo de apresentação. Conhecida no mercado internacional, a Remax é a agência que mais imóveis vende em Portugal. Presente em mais de 95 países é, por isso, a maior rede internacional de franchising imobiliário. Falamos em mais de 9.000 agências e cerca de 120 mil agentes associados em todo o mundo. Em Portugal, a realidade também não difere do cenário mundial. Hoje são mais de 300 agências, com quase 8.000 profissionais espalhados pelo território nacional. Com o mercado imobiliário em alta, a Remax é exemplo de sucesso e crescimento contínuo.

Ao norte, mais especificamente no Grande Porto, destaca-se a Remax Plus. Ao leme desta agência, Catarina Sousa e Pedro Sousa dão continuidade ao trabalho que Germano Moura iniciou em 2008. Na altura procurava um modelo diferente das imobiliárias tradicionais, hoje é um projeto vencedor porque transparece, em cada ação, a filosofia vencedora da rede Remax, tendo como ‘máxima’ a satisfação do cliente.

Onze anos depois os encargos de gestão desta agência recaem sobre Catarina Sousa e Pedro Sousa, que progressivamente vão implementando o seu espírito jovem e uma alma empreendedora pronta a criar a diferença.

Catarina Sousa abraçou este projeto em 2017, depois de ter trabalhado durante três anos como arquiteta. “O imobiliário e a arquitetura estão sempre ligados. Trabalhei três anos na minha área de formação e desenvolvi vários projetos de reabilitação de edifícios, essencialmente com investidores, o que fez com que já tivesse contacto com a dinâmica imobiliária”, referiu Catarina, que atualmente desempenha funções de marketing e recursos humanos.

Por outro lado, Pedro Sousa licenciou-se em ciências da nutrição e foi durante a realização do mestrado, em engenharia alimentar, que iniciou, em 2017, no regime part time, as suas funções na Remax Plus. “Comecei a perceber como acontecia todo o negócio e essa experiência foi de tal forma cativante que acabei por ficar envolvido a 100 por cento”, explicou Pedro, que atualmente desempenha funções administrativas na Remax Plus.

Formados em áreas distintas e desconexas ao setor imobiliário, representam um novo paradigma de profissionais que encaram este segmento de mercado como uma oportunidade profissional completamente diferenciada. Num negócio de pessoas, são elas que fazem o ativo principal desta agência.

Recrutamento e formação, os segredos do sucesso
A Remax Plus destaca-se por ser uma das agências que tem maior produtividade e rentabilidade por cada consultor. A equipa não é extensa e o recrutamento não é massificado, razões que sustentam um resultado firme nas vendas e nas relações profissionais. Para Catarina Sousa, parte do segredo do sucesso, e uma das principais apostas é precisamente o recrutamento: “há uma seleção rigorosa para escolher a nossa equipa. Procuramos sempre que quem trabalha connosco acredite tanto neste projeto como nós e tenha vontade de vencer. Queremos que quem venha, acrescente algo novo porque na rua os consultores são a nossa cara. Da nossa parte queremos garantir o máximo de conforto oferecendo as melhores condições e apoio possíveis”.

Num modelo em que a marca dá confiança e o agente a relação, Pedro Sousa destacou ainda: “podem ter uma boa renumeração e uma boa qualidade de vida. Basicamente, aqui são empresários por conta própria, são eles que têm de gerir o próprio trabalho e têm de definir os seus próprios objetivos. Compete-nos a nós darmos o apoio e as condições para que o sucesso de cada um seja garantido”.

Se do sucesso vivem as empresas, em muito se deve ao trabalho que cada consultor desempenha. Num negócio direcionado a pessoas a equipa da Remax Plus representa em cada traço profissional todo o lado humano. Competentes na relação de proximidade e exímios no acompanhamento de cada passo do processo, representam, fora de portas da agência, todos os valores de confiança, honestidade e competência da Remax Plus e transformam o sucesso deles no sucesso da Remax Plus, e, principalmente, dos clientes.

Poupe com a Remax Plus
Seja num modelo de empreendimento e investimento ou seja na procura pelo imóvel de sonho, saiba que com a Remax Plus pode poupar, não apenas a nível monetário, mas também em tempo. Quem procura a agência sabe que pode esperar um processo de chave na mão, onde se entrega toda a gestão do processo de mediação, na compra e na venda. O serviço é personalizado a cada cliente, para além disso a experiência e a rede de contactos são fatores que tornam a Remax Plus especialista no mercado em que atua. Comprar ou vender mediante a consultoria de um agente especializado pode render uma poupança extra ou ainda conseguir encontrar algo melhor e mais rentável do que procurava inicialmente.

Sendo o serviço de consultor uma das grandes armas da Remax Plus, o acompanhamento pós venda acaba a diferenciar criando uma ponte de confiança para que o cliente volte a comprar e recomende os serviços: “queremos clientes para a vida toda e não apenas para um negócio e isso torna-nos diferentes”, sublinharam Pedro e Catarina.

O crédito representa também um das possíveis despesas que pode ver diminuída. As novas regras do Banco de Portugal definiram que as empresas têm de ser aptas pela própria instituição para prestarem serviços de intermediação crédito, o que encurta a possibilidade de encontrar uma agência que possa agilizar todo esse processo por si. Para além disso, é, mais uma vez, fruto da experiência, e da proximidade com a banca que a Remax Plus agiliza todo o processo conseguindo obter créditos mais vantajosos para o cliente.

Existirá no grande Porto uma subvalorização imobiliária?
As notícias espalham-se a cada minuto. Porto e Lisboa estão com mais atividade turística do que algumas capitais mundiais e a verdade é que o país valorizou. Os imóveis estão mais caros, o arrendamento atingiu números nunca antes vistos e o mercado tem-se tornado cada vez mais aliciante para investidores.

Catarina Sousa e Pedro Sousa, conhecedores do mercado do Grande Porto explicaram a conjetura atual. “Depois da crise que abalou o país o mercado imobiliário tem vindo a reconquistar os valores outrora praticados. O excesso de procura e a falta da oferta, agravada pela crise do setor da construção, fizeram com que os preços dos imóveis aumentassem. Hoje os preços estão algo subvalorizados mas atualmente entramos numa fase em que o mercado está a estabilizar e as construções novas vêm regular o preço dos imóveis usados. Neste momento a procura continua maior que a oferta, temos prédios em que as obras estão a ser iniciadas e todos os apartamentos já se encontram vendidos, no entanto o crescimento acentuado sentido nos últimos dois anos estabilizou, com tendência de descida”.

Com uma rede de imóveis distribuída pelo centro da cidade Invicta e região do Grande Porto (Maia, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Ermesinde, Trofa, etc.), os dois empreendedores analisaram as distintas oportunidades: “As acessibilidades encurtaram imenso a proximidade ao centro da cidade. E existem imóveis atrativos fora do centro do Porto o que não significa estarem longe. Por outro lado, o investimento para arrendamento cativa cada vez mais os investidores. É uma questão de oportunidade e estamos em cima delas para dar aos nossos clientes as melhores ofertas”.”.