Capa Destaque Mundo Empresarial

Cofres de Alta Segurança

Localizada em Braga, a Segredos Ocultos tem vindo a referenciar-se em Portugal no fabrico, comercialização e instalação de cofres. Os serviços da empresa são muito mais do que a simples venda de um cofre e de outros artigos com compartimentos ocultos. Os serviços vão desde a produção de mobiliário com compartimentos secretos e passagens secretas até à fabricação de salas fortes e salas de pânico. A arte da carpintaria, da alvenaria e da serralharia são utilizadas para criar as melhores soluções para a ocultação e dissimulação de cofres.

A Segredos Ocultos nasceu de um negócio de indústria de carpintaria e mobiliário. “O meu pai criou o negócio em 1976 no Luxemburgo, que trouxe para Portugal em 1994”, contou-nos o administrador José Silva. “O negócio da carpintaria e mobiliário foi declinando, é um ramo que começou a ser muito mecanizado e muito industrial. Como esta era já uma área de negócio da empresa, naquele tempo apenas comércio e dissimulação de cofres, acabou por ser uma evolução natural e absorver quase toda a estrutura da empresa. Hoje mantemos os serviços de carpintaria e mobiliário, mas apenas para dar resposta às soluções da Segredos Ocultos”.

Especialistas em ocultar segredos, esta empresa familiar é hoje uma das referências num nicho de mercado muito peculiar. A venda de cofres é por si só um ramo específico e peculiar pela relação com a segurança e confidencialidade, no entanto, a sabedoria sobre os melhores equipamentos neste mercado está associada ao trabalho de ocultação e dissimulação. Não sendo a Segredos Ocultos uma empresa exclusivamente de venda de cofres, a sua definição não se pode desassociar da sua diferenciação – a solução, o projeto e a execução da dissimulação do cofre. As soluções oferecidas são empresariais e também particulares.

Soluções à medida
Imagine uma sala, um quarto, um escritório, qualquer parte de uma casa, na sua normalidade, os móveis dispostos naturalmente, e a decoração do compartimento ajustada ao gosto de quem ali mora ou trabalha, tudo isto sem ninguém conseguir denotar que ali existe um cofre. Este é o trabalho da Segredos Ocultos, colocar e dissimular um cofre em qualquer compartimento e torná-lo invisível. A criação de autênticos esconderijos, com etapas indecifráveis, é o objetivo das soluções oferecidas por esta empresa.

Com uma vasta experiência e conhecimento na sabedoria artesã, a Segredos Ocultos utiliza técnicas e ferramentas seculares, aliadas às novas tecnologias. Os produtos utilizados são de qualidade garantida – madeiras nobres, maciças e folheadas, contraplacado, MDF, vidro, inox, ferro metalizado, ferragens de fabricantes conceituados – com acabamentos minuciosos. “Criamos peças clássicas e contemporâneas adaptadas às necessidades e gostos dos nossos clientes, mas também recuperamos e alteramos, quando tecnicamente possível, peças existentes. Todas as soluções são personalizadas e feitas à medida do cliente”, revelou José Silva.

A personalização deste serviço é um dos fatores diferenciadores desta empresa. A solução é sempre realizada à medida de cada cliente, afinal, cada cliente é um caso único com um espaço único. A realização do trabalho divide-se em várias etapas: “temos a necessidade de ir ao local perceber o espaço envolvente em que iremos trabalhar, é uma visita para identificar possíveis soluções. Depois criamos uma solução e apresentamos isso ao cliente, tendo em conta o contexto, o orçamento e o design. Concebemos o desenho, fabricamos a solução e por fim fazemos a execução”, elucidou o administrador. Também os cofres podem ser feitos de forma personalizada com medidas específicas para cada conjuntura.

Dissimular segredos
O segredo é a alma do negócio. Esta até pode ser uma frase generalizada, mas que, no contexto da Segredos Ocultos é algo mais pragmático. A confidencialidade é tão importante como a salvaguarda das questões de segurança. José Silva garante que dissimular um cofre é sempre um desafio. “Carpintaria, serralharia, alvenaria, posso dizer que usamos todo o tipo de soluções que temos à mão, isto mediante a solução a adaptar. Temos a facilidade nesta execução por ter associado uma empresa de construção, o que nos abre portas para desenvolvermos soluções com qualquer material, o que nos leva a desenvolver qualquer arte para as soluções desenhadas”.

O engenho e a criatividade estão presentes ao longo de todo o processo. Há uma complexidade na segurança em que todos os detalhes são importantes para equacionar uma proposta. Criar soluções sem deixar qualquer vestígio torna-se por si só uma arte, em que a imaginação é fundamental para dissimular segredos. “Cada solução é sempre um novo desafio. Uma coisa é tapar ou esconder dentro de um móvel, outra é dissimular. Na primeira facilmente se percebe pelo volume que está lá alguma coisa, com as nossas soluções de dissimulação fica completamente incógnito, não se percebe tão pouco da existência. Muitas vezes o cliente faz um investimento maior na solução que no próprio cofre”, esclareceu José Silva.

Marketing, um desafio constante
Uma estratégia de marketing é indiscutivelmente uma condição necessária ao sucesso de qualquer empresa, no entanto, num negócio onde existe sempre um grande sigilo, o marketing torna-se num dos maiores desafios de gestão. “Temos necessidade de uma comunicação constante. Não podemos divulgar o nosso trabalho e o “boca a boca” não existe porque é um negócio de extrema confidencialidade”, admitiu o administrador.

A aposta é realizada com relevância para o marketing digital, seja através das redes sociais ou do website (www.segredosocultos.pt). O engenho de criar diferentes vias de comunicação desafiam o lado empreendedor de José Silva, que reconhece nas ferramentas digitais a maior valia para se dar a conhecer, mas sempre preservando a discrição de qualquer trabalho. “Todo o trabalho é delicado e, como é natural, não fazemos qualquer divulgação dos trabalhos realizados, o desafio é, portanto, passar a mensagem do nosso serviço e da nossa qualidade sem ter nada em concreto para mostrar. Temos de recorrer à parte criativa”.

Inovar
A inovação é mais importante do que nunca para que as empresas sejam competitivas. Contudo, enquanto antigamente as inovações de produtos e processos eram vistas como ingredientes fundamentais, hoje em dia a inovação do modelo empresarial é igualmente considerada como decisiva.

Todavia, a parte tecnológica retrata a maior inovação do setor da Segredos Ocultos. “Temos soluções tecnológicas muito diferenciadas. Para seguir as tendências e saber o que de novo existe no mercado procuro estar sempre atento, a visita a feiras internacionais é imprescindível. É necessário estar atento a novas tecnologias e novas formas de inovar. A tecnologia está num nível incrível, cofres com fechaduras e outros mecanismos de proteção à intrusão, como a biometria, impossíveis de violar, a gestão e monitorização de equipamentos e acessos à distância, equipamentos de proteção ao fogo e humidade que garantem um impacto nulo, sistemas de robótica autónomos”, afirmou o administrador.

Futuro
Com uma posição consolidada no mercado, o futuro da Segredos Ocultos é desenhado com alguma precaução pelo administrador, José Silva. A internacionalização é um objetivo definido. Apesar da empresa estar já no Luxemburgo e ter trabalhos realizados em Inglaterra, um dos principais objetivos é executar mais trabalhos fora de fronteiras, explorando, essencialmente, o mercado Europeu.

A expansão do ramo de negócio é também uma meta definida, criando soluções para segurança de edifícios: “Estamos também a abranger uma nova área de negócio. O que dispomos atualmente é a segurança física de bens, exceto as salas de pânico. Estamos agora a avançar numa nova área que é a segurança física de edifícios. Com soluções ao nível das caixilharias, com portas e janelas anti-intrusão, isto é, invioláveis, mas que podem ter outros atributos como proteção ao fogo, à bala e explosão. Todos nós gostamos de casas ao nível do rés do chão, com lindos jardins a rodeá-las, mas esta arquitetura tem a insegurança de ter portas e janelas de fácil acesso. As portas e janelas não são uma novidade para nós pois dispomos desta valência no nosso negócio de construção, no entanto, foi necessária uma preparação de cerca de 18 meses para projetar o negócio, pois queríamos disponibilizar estas soluções, mas sem perdermos o nosso foco e a nossa qualidade de serviço”, concluiu José Silva, “que é a nossa diferenciação”.