Atualidade Notícias

Subida do salário mínimo pode causar 100 mil desempregados

Aumento do salário mínimo põe em risco 100 mil empregos se não for compensado com medidas concretas, alerta Fórum para a Competitividade.
Chiara Daneluzzi @danez1 Avatar of user Chiara Daneluzzi Chiara Daneluzzi @danez1 unplash.com

Aumento do salário mínimo põe em risco 100 mil empregos se não for compensado com medidas concretas, alerta Fórum para a Competitividade. O desemprego pode verificar-se quer no setor não transacionável, se o Estado não atualizar os preços a fornecedores, quer no setor transacionável, que não tem hipótese de repercutir o aumento de custos em preços superiores.

O aumento do salário mínimo pode pôr em causa entre 50 mil e 100 mil postos de trabalho. As contas são do Fórum para a Competitividade, que considera que as contrapartidas pelo aumento do salário mínimo nacional (SMN) são “muito insuficientes”, impedindo a produtividade de crescer ao nível do salário mínimo. “Aparentemente, o Governo quer que o salário mínimo suba até 750 euros em 2023, enquanto as associações patronais parecem dispostas a concordar com uma subida até 700 euros, mediante a negociação de contrapartidas”, diz numa nota.

No entanto, alerta que essas contrapartidas podem ser “muito insuficientes”. Se, por um lado, “há setores, como o alojamento, a restauração e a construção, onde é provável assistir-se a um aumento de preços, mas não deverá haver grandes riscos sobre o emprego, é também possível que nalguns destes setores não haja margem para refletir inteiramente o aumento de custos nos preços, havendo um estreitar de margens que poderá fragilizar algumas empresas e conduzir a algum desemprego. Ironicamente, é nos setores que fornecem serviços ao Estado de segurança e limpeza que há maiores riscos, sobretudo se o Governo for incoerente e não subir os preços a que compra estes serviços”.

Por outro lado, segundo o fórum, “no setor transacionável (agricultura e indústria), como vimos, as coisas passam-se de forma inteiramente diversa”. E acrescenta que, nestas indústrias, “não há possibilidade de aumentar preços e, na impossibilidade de aumentar a produtividade, haverá destruição do emprego”.

Para estas empresas, o Fórum para a Competitividade refere uma “forte diminuição de margem das empresas, insolvência de empresas, diminuição do emprego e diminuição das exportações”, lembrando que “atualmente, estes sectores são responsáveis por 790 mil empregos e por exportações de bens de 57,6 mil milhões de euros.” Além da destruição do emprego, o aumento do SMN também causaria uma subida da taxa de desemprego entre um a dois pontos percentuais e “uma degradação das contas externas entre 1,5% e 3% do produto interno bruto (PIB).