Atualidade

Portugueses devem gastar 385€ nas prendas de Natal

Mulher a embrulhar presentes de Natal

Maioria dos portugueses vai comprar os presentes durante o mês de dezembro, sendo que os principais destinatários serão os filhos. Estudo do IPAM revela ainda quanto é que outros hábitos dos portugueses nas compras de Natal.

Nos últimos nove anos, o IPAM (mais antiga e a maior escola de Marketing em Portugal) tem feito um estudo que analisa os hábitos e comportamentos dos portugueses na época natalícia. E os resultados deste ano foram divulgados esta quarta-feira, dia 18.

Os portugueses estimam gastar 385 euros em compras de Natal, um valor ligeiramente superior ao de 2018 (372 euros), sendo que as compras serão feitas no mês de dezembro.

“Há, ainda, alterações no local de compra e na data para realização das mesmas”, afirma Mafalda Ferreira, docente e coordenadora do Estudo do IPAM. “Como consequência da crise económica e financeira, nos últimos anos os hábitos de consumo dos portugueses foram alterados, especialmente numa das épocas do ano em que tradicionalmente se verifica o maior volume de vendas em diversas áreas de negócio”, acrescenta.

O subsídio de Natal vai ser gasto por 28,59% dos portugueses, que preveem despender 51% a 75% desta quantia extra auferida no Natal.

As crianças são o alvo preferencial das compras de Natal nos agregados familiares com filhos (55% dos inquiridos), sendo estes em 100% dos casos observados no estudo contemplados com presentes de Natal. Seguem-se a compra de presentes de Natal para o cônjuge, para os pais, irmãos e outros familiares e só 45% será para os amigos.

Os centros comerciais (28,9%) e centros comerciais e comércio de rua (28,6%) lideram as preferências quanto ao local para a realização de compras.