Gastronomia | Vinhos Mundo Empresarial Turismo

A marisqueira onde quem manda é o cliente

tropicana

A escolha do cliente é o ponto de partida para a proposta gastronómica da marisqueira Tropicana. O aquário com marisco vivo garante a frescura servida. Para além disso, nos dias de sol, o espaço exterior torna-se irresistível. O ambiente acolhedor, simples, mas elegante, convida a uma refeição demorada. Já a simpatia da equipa é garantida.

Depois do sucesso da Taberna do Ruel, Ricardo Ruel decidiu que estava na altura de expandir o seu negócio. O propósito foi criar um conceito diferente, com uma oferta incisiva na qualidade e no produto fresco. Aqui, a abordagem gastronómica quer-se simples, mas eficaz, com foco nos mariscos e “naquilo que o cliente quer”.

Antes de abrir portas, Ricardo Ruel reformulou a marisqueira Tropicana à sua medida – na imagem e na qualidade. Assumidamente apaixonado pela sua terra, decidiu que era hora de dar à Madeira uma oferta diferenciada de mariscos, com produtos frescos que dignificassem a região. A esplanada é convidativa, localizada a poucos passos do jardim Almirante Reis e com o Atlântico de fundo. Para quem chega da viagem no teleférico, nada como completar este panorama com uma experiência gastronómica distinta.

No interior há um aquário que garante a frescura do marisco e que é semanalmente reposto com uma enorme variedade, desde camarão da costa, ostras, búzios, lagosta, sapateira, lavagante, entre outros produtos madeirenses como lapas, caramujos, cavacos, etc. A Tropicana é, no entanto, mais do que marisco, pois ali também se come carne e outros petiscos. Ou seja, os pratos típicos da região misturam-se com outros com um toque mais contemporâneo, fruto das ideias de Ricardo Ruel que garante que o importante é “respeitar o sabor dos produtos”. Além disso, o proprietário está sempre focado em ter um produto fresco: “Estou todos os dias na praça para saber o que é bom e o que é mau, o que é fresco e o que não é, o que é da terra e o que é importado e depois vou às casas que me garantam um produto local de qualidade”. Na seleção dos vinhos há uma carta que oferece o que de melhor há em Portugal e, claro, na Madeira.

Promotora das potencialidades da região nos mais diversos domínios, a Marisqueira Tropicana é já uma referência, mas não pretende cristalizar no tempo, por isso Ricardo Ruel destaca a importância das suas viagens, em que “a aprendizagem é contínua. Estou atento ao que se faz de diferente noutros países e adapto isso à realidade madeirense. O objetivo é tentar sempre mostrar aquilo de bom que nós temos”.