Destaque Gastronomia | Vinhos Turismo

A Taberna que é um verdadeiro manifesto aos sabores da Madeira

taberna ruel

O restaurante Taberna Ruel situa-se numa das ruas mais antigas do Funchal e veio para deixar a sua marca no coração do centro histórico. Ricardo Ruel sempre idealizou abrir na Madeira um restaurante que honrasse a gastronomia madeirense – o sonho materializou-se com a Taberna Ruel.

Desengane-se quem pensa que na Taberna Ruel vai encontrar os ‘pratos do costume’. Se é um grande apreciador de pratos de peixe fresco ou de uma boa carne maturada, então no seu roteiro gastronómico assinale desde já este restaurante de gastronomia madeirense.

Localizado numa esquina na rua de Santa Maria, em plena zona velha da Cidade, o Taberna Ruel faz jus à área em que está inserido. No prato é servido o melhor das tradições da região e a história faz-se perdurar na confeção e nos produtos regionais utilizados.

O espaço do restaurante é impetuoso, o interior é marcado pela arquitetura neo clássica, numa fusão entre o rústico, realçado pela pedra, e o contemporâneo. A decoração é simples e despretensiosa, bem como a cozinha servida. Nas traseiras há ainda um terraço com um ambiente sóbrio e descontraído. Ali encontra-se a zona de churrasco, onde pode testemunhar a confeção de peixes e carnes na brasa. Destaque ainda para a zona da garrafeira, enquadrada numa secular cisterna – um recanto interior ideal para uma paragem pré ou pós-refeição.

Mas é na mesa que está o verdadeiro motivo de conversa. Um bom vinho e os verdadeiros sabores da Madeira: o tradicional bolo do caco, a espetada em pau de louro, o filete de espada com banana ou molho de maracujá e o atum em época. Os pratos distinguem-se pela qualidade gastronómica, sobejamente reconhecida por prezar a utilização de ingredientes locais, razão que faz com que a carta varie consoante as diferentes épocas do ano. Além disso, a garantia de frescura do produto é garantida por Ricardo Ruel, que diariamente se desloca às lotas e aos mercados à procura do melhor peixe. Um trabalho árduo que garante um serviço distinto e a satisfação dos clientes. “Vou tentando sempre mostrar aquilo de bom que nós temos”, sublinha o proprietário.

Outra importante característica é a confeção própria, desde o caldo aos molhos e, claro está, sem esquecer as sobremesas onde se destaca a mousse de chocolate, a tarte de maçã e a cassata de maracujá, entre outros.
Aberto durante toda a semana, com um horário de funcionamento entre as 11h00 e a meia-noite, o restaurante Taberna Ruel assume-se como uma oferta diferenciada e uma verdadeira experiência entre os sabores tradicionais da eterna pérola do Atlântico.