Atualidade Covid-19 Desporto

Salários dos jogadores dos clubes portugueses podem vir a sofrer cortes

Os clubes dos campeonatos profissionais em Portugal podem cortar salários aos seus jogadores. A notícia é avançada pelo jornal Record esta quinta-feira.

Segundo o jornal Record, os clubes dos campeonatos profissionais em Portugal têm em cima da mesa o tema da redução dos salários dos jogadores e com opiniões consensuais para que a proposta avence.

Neste momento, os clubes aguardam que o Governo tome uma posição definitiva em relação às questões laborais, mas a medida passa por definir um critério uniforme que possa ser aplicado da mesma forma a todos os clubes das competições profissionais.

O objetivo da ideia é proteger os jogadores com ordenados mais baixos, havendo a possibilidade de criação de escalões, de forma a que os futebolistas com melhores contratos, possam descontar mais.

A mesma medida foi já apresentada por diversos clubes de futebol europeus, sobretudo como resposta à ausência de receitas depois suspensão dos campeonatos.

Em Portugal, a última jornada do campeonato foi disputada nos dias 7 e 8 de março. A jornada seguinte seria disputada à porta fechada, mas a Liga acabou por suspender a prova antes disso.

A 19 de março já a Liga anunciava  que Boavista, Desportivo das Aves, Cova da Piedade, Académica, Vilafranquense e Leixões estavam em incumprimento salarial devido “aos constrangimentos atuais provocados pela pandemia Covid-19”.

Boavista confirma cortes salariais

A Direção do Barcelona confirmou, durante o dia de ontem, através de comunicado, que irá implementar uma série de medidas para aliviar os efeitos económicos perante a crise provocada pela pandemia de Covid-19. 

Entre as medidas tomadas, destaca-se a redução «proporcional prevista nos respectivos contratos, medidas que o clube quer implementar seguindo escrupulosamente as regras dos trabalhadores, os critérios de proporcionalidade e, acima de tudo, equidade, com o único objetivo de retomar a atividade do clube o mais rapidamente possível».

Não é, no entanto, revelada a percentagem salarial a que o plantel do barça estará sujeito até que a atividade do clube regresse à normalidade.