Atualidade

Barcelos celebra Revolução de Abril com mais de 20 eventos ao longo do mês

Comemora-se 50 anos da Revolução dos Cravos, um marco que o Município de Barcelos decidiu assinalar com a liberdade. O mês de Abril será preenchido com mais de 20 eventos, desde conferências, a música, lançamento de livros, exposições, peças de teatro, entre outras propostas culturais.

Em Barcelos, as celebrações dos 50 anos do 25 de abril começam já a 2 de abril, com a conferência “48 Anos da Constituição da República Portuguesa”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 21:15 horas. Terá como orador o antigo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

A partir deste evento seguem-se mais de duas dezenas de eventos que irão decorrer durante todo o mês de abril.

Destaca-se o lançamento do livro “Sílvio, Herdeiro do Cravo” de Francisco Duarte Mangas, no dia 5 de abril, às 10:00 horas, na Biblioteca Municipal de Barcelos. Ainda no mesmo dia, mas no Auditório dos Paços do Concelho, às 21:15 horas, realizar-se-á uma tertúlia intitulada “Primeira Assembleia Municipal”.

No dia seguinte, 6 de abril, às 10:30 horas, na Biblioteca Municipal, será possível assistir à “Orquestra da Primavera”: Sessão de Contos com Música Clássica por Marisa Carvalho. Já por volta das 21:30 horas, sobe ao palco do Theatro Gil Vicente, a Ópera – “Pequena História de um Povo com Memória”. Esta concerto terá uma segunda sessão no dia seguinte, 7 de abril, pelas 16:00 horas.

Já no dia 12, às 21:15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorrerá a conferência “O Poder Local e Sindicalismo”. É nesse mesmo dia que serão inauguradas as primeiras exposições alusivas às comemorações: “Técnicas Cerâmicas nos Países de Expressão Portuguesa”, na Sala da Capela do Museu de Olaria, e a Exposição “Noutros Tempos Era Assim…”, na sala de exposições temporárias, também no mesmo museu.

São inúmeras as exposições patentes no mês de abril: “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira”, de Alfredo Cunha, na Galeria Municipal de Arte (inauguração a dia 13, às 17:00 horas); “A Revolução e o que ela trouxe “EPHEMERA” no Espaço Cultura (inauguração a dia 19, às 17:00 horas); “Silenciados: Os livros que não podiam ser lidos” e “Livros proibidos durante o Estado Novo”, na Biblioteca Municipal de Barcelos (inauguração a dia 19, às 18:00 horas).

Na vertente do teatro decorrerá ainda no dia 19, pelas 21:30 horas, a peça “Cartas de Guerra”, no Theatro Gil Vicente. E no dia seguinte, 20 de abril, pelas 10:30 horas, um workshop de teatro – “25 de Abril, quase como um conto de fadas” – com Rui Branco Silva, na Biblioteca Municipal.

Escolas do concelho participam em Marcha pela Liberdade

Todas as Escolas do Concelho de Barcelos, incluindo professores e alunos, vão participar na Marcha pela Liberdade, no dia 23, pelas 14:00 horas, no Centro Histórico.

Nesse mesmo dia, pelas 21:30 horas, ainda decorrerá um espetáculo do cantor luso-brasileiro Luca Argel, no Theatro Gil Vicente.

A um dia das grandes comemorações (24 de abril), decorrerá uma maratona musical, das 17.30 horas às 02:00 horas, no Largo Dr. José Novais e no Dr. Martins Lima. Intitula-se “Que Força é Essa – A Força da Música de Barcelos | Celebrar Abril”.

As grandes comemorações do 25 de Abril

Chegado o principal dia de todo este mês em comemoração, não podia deixar de ser preenchido por diversos momentos e eventos. Por volta das 10:00 horas, nos Paços do Concelho, dar-se-á o Hastear da Bandeira e, às 10:30 horas, a Largada de Paraquedistas em Queda-Livre, na Av. Dr. Sidónio Pais. Já às 11:30 horas decorrerá o Desfile da Fanfarra pelas Ruas da Cidade e haverá Folclore no Centro Histórico.

A Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos acontecerá pelas 15:00 horas, nos Paços do Concelho. O dia termina com o “Concerto Mil Vozes a Cantar Abril”, dos Grupos corais do concelho de Barcelos e Orquestra da Banda Musical de Oliveira, às 18:00 horas, no Largo da Porta Nova.

Contudo, as comemorações não terminam neste dia, mas sim a 27 de abril, com mais dois eventos: a “Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril”, pelos Grupos de Teatro do Concelho de Barcelos. Decorrerá às 16:00 horas, no Campo 5 de Outubro, Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova. E por fim, às 21:30 horas, no Theatro Gil Vicente, é possível assistir ao concerto dos Anónimos de Abril.