Atualidade Covid-19 Notícias

SNS com 8,4 milhões de euros para duplicar testes

Foto: Unsplash.com
Governo anunciou que o Serviço Nacional de Saúde será reforçado em 8,4 milhões de euros com o objetivo de duplicar para 22 mil testes a capacidade de testagem.

O anúncio foi feito esta segunda-feira, 24 de agosto, pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. Na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no país, em que também esteve presente o presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Fernando Almeida, o representante do governo disse que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) será reforçado em 8,4 milhões de euros. O objetivo é duplicar para 22 mil testes a capacidade de testagem.

“Portugal é um dos países da Europa que mais testes faz por 100 mil habitantes”, salientou o secretário de Estado, acrescentando que este reforço não se destina “exclusivamente para o diagnóstico da COVID-19, mas também para outras patologias”.

“Não é para fazer testes avulso sem critério. É, sim, aumentar a capacidade de resposta, fazendo com que os tempos de resposta sejam diminuídos e atuar mais rapidamente na interrupção das cadeiras de transmissão”, acrescentou Fernando Almeida, sublinhando que o objetivo é “ter critério para fazer testes”. 

O presidente do Instituto Ricardo Jorge detalhou que o investimento será feito “sobretudo na área das estruturas e dos equipamentos”, melhorando assim a capacidade de resposta existente em todo o país.