Ambiente Mundo Empresarial Sem categoria

SMAS Almada Empenhados no futuro

Com a celebração dos 70 anos dos SMAS Almada a acontecer em 2021, conversamos com o vereador Miguel Salvado sobre as principais dificuldades em em servir os Almadenses, mas também sobre a crise ambiental que o mundo atravessa.

Como podemos classificar hoje o SMAS Almada?

Os SMAS de Almada são hoje em dia considerados como um serviço público municipal de excelência no setor das águas sendo considerado por diferentes setores especializados, como uma referência ao nível nacional. A taxa de satisfação dos SMAS de Almada é bastante elevada junto dos seus clientes sendo este facto consequência da dedicação e empenho dos nossos
trabalhadores.

Quais a grandes preocupações no trabalho diário do SMAS?

Em primeiro lugar, prestar um serviço de qualidade à população Almadense e corresponder às suas expectativas. Em segundo, exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica e financeira, através da melhoria contínua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso das melhores práticas de referência neste setor. Por último, promover e estimular a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho dos serviços.

A população de Almada reconhece o esforço diário do vosso trabalho?

Os Almadenses consomem uma água de elevada qualidade, tendo sido atingido um nível de conformidade muito satisfatório 99,74%. É a nossa convicção que os Almadenses reconhecem a qualidade do serviço que prestamos e o empenho que temos diariamente para os servir com qualidade e segurança.

Gerir água e saneamento é cada vez mais uma responsabilidade de todos. Nesse sentido, apostam em campanhas de sensibilização da população?

A crise ambiental que hoje enfrentamos deve ser enfrentada através também da educação e da sensibilização e é por isso que destacamos as diversas iniciativas de junto da Comunidade Almadense para as questões ambientais e consciencialização para as boas práticas no uso da água e do saneamento. Durante todo o ano temos diversas iniciativas que envolvem a comunidade escolar, os serviços, e a população em geral.

Reconhecida com o Prémio e Selo Nacional de “Qualidade exemplar para consumo humano”, como podemos classificar a água fornecida pelo vosso serviço? A população reconhece e bebe cada vez mais água da torneira?

Como já referido a água de Almada tem uma qualidade exemplar e prova disso é o facto do ano de 2019 ter encerrado com um total de 107 443 contratos de fornecimento de água e de águas residuais, o que representa um acréscimo de 589 contratos face a 2018.

O SMAS Almada dispões de tarifários sociais especiais para famílias carenciadas?

Os SMAS de Almada prosseguem a sua política de responsabilidade social sendo que temos um elevado número utentes beneficiários do tarifário social, mantendo ainda uma política de apoio com planos de pagamento de dívida em prestações.

Um dos projetos de desenvolvimento dos SMAS Almada é o Iperdas. Em que consiste esta iniciativa? É cada vez mais importante controlar essas perdas?

Os SMAS de Almada estão envolvidos em diversos projetos, juntamento com a comunidade científica e académica sendo o Iperdas um projeto bastante importante no controlo das perdas na rede de fornecimento de água pois permite-nos ter acesso a dados essenciais para a deteção dos locais com maior perda de água. Embora tenhamos perdas dentro dos parâmetros aceitáveis queremos cada vez mais reduzir o desperdício.

Existe alguma dificuldade no abastecimento da água em Almada. Quais os grandes desafios do SMAS Almada?

Temos uma rede bastante consolidada por todo o Concelho, com dezenas de reservatórios que nos permitem ter uma elevada capacidade de armazenamento complementar e diversificado pelo território. No entanto, devido ao elevado crescimento de algumas zonas de Almada necessitamos de acautelar não só o abastecimento, como uma pressão adequada em todo Concelho.

Na área da distribuição de água e pelo facto de termos mais de 30 furos, estamos constantemente num trabalho intenso e minucioso de manutenção, não deixando de investir na criação de novas captações de água de forma a aumentar e diversificar a nossa capacidade de captação e tratamento de água no Concelho de Almada.

De que forma deslumbram o futuro e quais os grandes objetivos a médio prazo?

Os SMAS de Almada estão empenhados em preparar o futuro e melhorar a sua eficiência face aos novos desafios. Temos planos ambiciosos de investimento de médio e longo prazo, como por exemplo a modernização e otimização tanto nas redes de água (adução e distribuição), bem como na melhoria e ampliação na rede de saneamento e pluviais. Destacamos também os investimentos na melhoria constante das nossas quatro ETAR’s com vista ao aperfeiçoamento diário dos processos de tratamento primário, secundário e terciário de forma a garantir a qualidade do tratamento das águas residuais que são devolvidas ao meio aquático. No ano de 2021 os SMAS de Almada comemoram 70 anos ao serviço dos Almadenses e focados no futuro.