Economia Mundo Empresarial

Fernando Santos: 10 anos de uma equipa de sucesso

Aos comandos da sua equipa, Fernando Santos é um nome incontornável do mercado imobiliário no Algarve. A celebrar 10 anos de carreira na REMAX, não tem dúvidas de que a forma como a equipa consegue trabalhar em sintonia e sempre na mesma direção é determinante para os sucessos que têm alcançado.

O percurso de Fernando Santos no imobiliário é longo. Antes de se juntar à marca REMAX, Fernando trabalhou em duas agências tradicionais. Mais tarde, em 2009, foi convidado pelo Grupo Praia da REMAX a juntar-se à equipa.

“Recebi o convite e demorei cerca de cinco meses a tomar decisão. Em janeiro de 2010 comecei a trabalhar nesta loja. Fez este ano dez anos”. Fernando reconhece que “não foi fácil tomar essa decisão, porque há sempre situações a que estamos acomodados”. No entanto, teve muito apoio de toda a estrutura e esteve “sempre em crescendo, todos os anos com os negócios a aumentarem”.

Foi há cerca de dois anos que começou “a sentir dificuldades em acompanhar o volume de clientes” e, como tal, contratou uma pessoa para trabalhar consigo. Desde então, mais duas pessoas se juntaram e hoje a equipa tem quatro membros. “Trabalhamos mesmo em equipa, temos um método de trabalho concreto e definido”. Começar a trabalhar em equipa foi para Fernando um grande desafio. “Tive de conseguir uma mudança de atitude em termos pessoais. Eu sou muito exigente, meticuloso e organizado e teve de haver um esforço para que compreendessem a minha forma de trabalhar e eu conseguisse delegar tarefas”.

Com consciência de que a forma de vender e comprar casa mudou muito nos últimos dez anos, a equipa tem uma forte aposta nas redes sociais. “Usamos as ferramentas que a REMAX coloca à nossa disposição e, também, o Facebook, Instagram e canal do YouTube e Meo Canal, onde divulgamos os vídeos dos nossos imóveis”. Parte do segredo passa também pela “partilha e a capacidade de trabalhar em equipa”, mesmo com outras lojas e colegas.

Para continuar a traçar um caminho de sucesso, Fernando e a sua equipa apostam na formação. “Todos os membros da equipa têm as formações obrigatórias pela REMAX Portugal e também têm outras não obrigatórias feitas fora”. Num mercado que está a mudar, e que deixou de ser essencialmente estrangeiro para ser maioritariamente português, “o domínio de uma boa cultura geral” é também essencial.

Face ao momento que atravessamos, Fernando Santos conclui que “o mercado imobiliário é difícil de perceber”. “Antes da COVID-19, eu achava que ia haver baixa de preços e, agora, a tendência seria essa, mas ainda
não se nota nada por enquanto e a procura tem-se mantido estável”.