Turismo

Caminho de Santiago do Caramulo ao Vale do Vouga por Sever do Vouga

Foi com o objetivo de promover, divulgar, organizar e gerir os Caminhos de Santiago em Portugal que nasceu a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. No âmbito da sua estratégia de valorização do território, Sever do Vouga, que integra o Caminho de Santiago Caramulo e Vale do Vouga, é um dos municípios fundadores.

Este projeto nasceu da iniciativa de sete municípios da zona centro, entre eles Sever do Vouga, com o propósito de dinamizar os Caminhos de Santiago nessa zona do país. O traçado total desse trajeto denominado Caminho de Santiago do Caramulo ao Vale do Vouga liga o Caminho do Interior ao Caminho Central e tem uma extensão total de cerca de 110 quilómetros.

Parte do Caminho assenta no trajeto da estrada romana que ligava Viseu a Águeda, que desde a Idade Média passou a ser designada por estrada ‘velha’ ou do ‘peixe’. Nela se cruzavam almocreves, que forneciam de peixe as gentes da serra e peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. Ao longo do Caminho, o património é rico e diversificado: diversos troços da estrada romana, carvalhos centenários classificados, casas apalaçadas e de matriz rural beirã, fontes, alminhas, capelas e igrejas.

O presidente da Câmara de Sever do Vouga, António Coutinho, sublinhou a importância das parcerias entre municípios, independentemente de onde se localizem. “Não somos das mesmas comunidades intermunicipais e juntamo-nos num projeto que é uma mais-valia para o território”, referiu.

Agora, através da ação conjunta com a Federação, será implementada uma estratégia comum de valorização e promoção dos diferentes percursos do Caminho de Santiago. “Iremos trabalhar para reforçar o turismo religioso, através da promoção do património histórico, cultural e religioso, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos municípios que integram os caminhos”, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, sublinhando que vê na Federação uma importante mais-valia. “Acreditamos na força do trabalho em parceria. O Caminho de Santiago é um percurso de evolução interior, mas também de lazer, desporto e aventura. Sever do Vouga tem muito para oferecer aos peregrinos”, conclui o autarca.

No centro da natureza!
Capital portuguesa do mirtilo, Sever do Vouga é um município reconhecido pelas suas magníficas paisagens naturais e culturais, nas quais se enquadram algumas das mais belas cascatas do país, o idílico vale do Vouga, inúmeros miradouros sobre a costa atlântica, bem como um rico e preservado património megalítico.

É um município reconhecido pela sumptuosidade das suas cascatas e pela extraordinária beleza das paisagens do vale do Vouga, onde se localiza a afamada Ecopista de Sever do Vouga. Tendo resultado da recuperação da ex-linha ferroviária do Vouga, a ecopista põe em destaque alguns dos seus mais valiosos legados: a Ponte do Poço de Santiago, ex-libris arquitetónico do município; os túneis ferroviários que dão à paisagem um encanto único; a estação de Paradela, recuperada e transformada em eco café; entre outros.

Sever do Vouga é, também, um município reconhecido pelo valioso património arqueológico que alberga, sendo considerado um verdadeiro Museu Aberto do Passado.

Por ter sido pioneiro na produção de mirtilos em Portugal e por ser, ainda, um dos maiores produtores nacionais deste fruto, Sever do Vouga é considerado a ‘Capital do Mirtilo’, algo que fica bem patente no evento dedicado ao fruto ‘rei’ deste município, que se realiza, anualmente, no último fim de semana de junho.

Não podemos deixar de lhe recomendar uma visita à aldeia dos Amiais, à albufeira da Barragem de Ribeiradio e aos principais miradouros locais: o de Nossa Senhora da Penha, o de Santa Maria da Serra, o do Castêlo, o da Volta da Barca e o do Alto da Capela do Barreiro. Muitos dos locais que poderá visitar em Sever do Vouga, inclusive algumas das suas cascatas e panorâmicas, são importantes sítios de interesse geológico (geossítios), revelando histórias da Terra com muitos milhões de anos.

Conjugue a descoberta do município com a degustação dos deliciosos pratos típicos locais e tenha uma estadia inesquecível!