Atualidade Notícias

Hoje é Super Terça

A terça-feira de hoje é o dia mais importante para os pré-candidatos do Partido Democrata às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América. A escolha do opositor de Donald Trump começa agora.

A Super Terça dos Estados Unidos da América é uma das primeiras e mais importantes etapas naquilo que é a eleição do candidato democrata às próximas presidenciais norte americanas. Com 50 estados, as eleições norte americanas estão divididas no processo eleitoral das primárias e estadual. O que vai acontecer neste dia é o equivalente a umas “primárias nacionais”, uma vez que mais de uma dúzia de estados vão ser palco das primárias e também os democratas a residir fora do pais vão a votos, juntamente com os da Samoa Democrata Americana.

Hoje serão eleitos 1.357 delegados, bastando 1.991 para ganhar a nomeação. No final do dia cerca de 40% do delegados já estarão eleitos, resultando num passo gigante que levará à nomeação do candidato à Casa Branca pelo Partido Democrata e quem se destacar na Super Terça, terá uma larga vantagem para o que resta das eleições partidárias.

Bernie Sanders e Joe Biden são os dois principais nomes a fazer oposição a Trump, sendo que uma vitória no caso de Sanders, trazer-lhe-à, uma vantagem quase insuperável. No caso de Joe Biden, uma vitória hoje relançaria o candidato, que venceu no sábado as primárias da Carolina do Norte, mas que vinha de pesadas derrotas, nas três primárias anteriores, nos estados de Nevada, Iowa e New Hampshire. Elizabeth Warren e Michael Bloomberg são outros dois nomes a ter em conta e que vão apostar tudo nesta terça-feira. Importa salientar que personalidades como Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Tom Steyer já desistiram destas eleições e abandonaram as candidaturas.

O presidente dos Estados Unidos e representante do Partido Republicano, Donald Trump, já se pronunciou em relação às eleições democratas, considerando o abandono de Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, em favor de Joe Biden, uma manipulação contra Bernie Sanders. Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos da América durante a governação de Obama, entre 2009 e 2017.