Cultura | Património Mundo Empresarial

Ludimusic: Paixão pela música

Na última década muitas lojas nacionais de venda de instrumentos musicais encerraram a sua atividade. O mercado dominado pelo comércio online internacional e a crise económica de 2010 foram os principais motivos para o abrandamento do negócio. No entanto a Ludimusic tem quebrado esse paradigma, oferecendo uma oferta distinta de qualidade e serviço de nível internacional, que lhe permitiu um crescimento continuo desde a sua formação.

Para quem adquire instrumentos musicais, a Ludimusic é incontornável, uma das grandes referências do mercado nacional. Criada em 2013, a história da empresa sintetiza o modo como a música deve ser experienciada em toda a sua plenitude: ‘Paixão pela música’ um mantra que define a marca Ludimusic, paixão e entrega de quem faz da música um elemento central da sua vida pessoal ou profissional.

Em 2012 a crise económica e a forte concorrência das multinacionais europeias de música ditaram o encerramento das lojas de marca Sinfonia.

Maciel Vicente empresário consolidado na indústria de Comunicação Visual e Publicidade, liderou um grupo de trabalho de profissionais com 3 décadas de experiência no ensino e venda de produtos e serviços para música, grupo esse que foi responsável pelo lançamento da Ludimusic, projetando-a à dimensão dos grandes operadores online europeus. Apesar de ter sido constituída em 2013, a história da empresa inicia-se na década de 50 com a família Vicente quando cinco irmãos decidiram fazer da sua paixão pela música um projeto de vida, formando a Orquestra Irmãos Vicente. Desse grupo musical viria a suceder em 1978, a primeira de várias lojas de instrumentos musicais que durante 34 anos muito fizeram pelo desenvolvimento da música em Portugal: As Lojas Sinfonia.

Em 2013 A Ludimusic apresenta-se como uma loja de instrumentos musicais 100% nacional com o objetivo de reativar a participação portuguesa num mercado à data maioritariamente dominado pelas grandes multinacionais europeias de venda online. Segundo Maciel Vicente a estratégia centrou-se na construção de uma oferta online de nível internacional que satisfizesse as preferências de consumo e qualidade de serviço dos clientes nacionais e dos clientes dos mercados externos de língua oficial portuguesa. “Quando iniciamos o projeto já tínhamos previsto a abertura de duas lojas para a zona centro e norte, Leiria e Porto respetivamente, mas o estudo e investimento na plataforma de venda online e nos processos de logística e marketing digital foram determinantes. Garantimos a entrega em 24h em Portugal Continental, com condições de serviço ao cliente e pós-venda incompreensíveis. Não somos apenas só mais uma loja de instrumentos musicais”.

Atualmente o catálogo de produtos disponíveis para entrega imediata em 24h na loja online www.ludimusic.com, e para venda nas lojas físicas de Leiria e Porto, lojas de referência nacionais, acompanha o calendário de novos lançamentos, também e em simultâneo nas lojas Ludimusic, para a grande maioria das melhores marcas de instrumentos musicais, acessórios e consumíveis de música.

Os clientes Portugueses das lojas Ludimusic, podem tomar contacto físico e interagir com os produtos em 1ª mão através da experimentação em loja de todo o seu catálogo, sem quaisquer restrições, e usufruir de uma política generosa de pós-venda, nomeadamente devoluções em caso de arrependimento ou insatisfação de compra. “Os clientes Ludimusic satisfeitos são os nossos melhores embaixadores de marketing” afirma Maciel Vicente, “se não estiver inteiramente satisfeito, devolvemos o seu dinheiro” faz parte do ADN base da divisa Ludimusic desde a sua formação, em perfeito alinhamento com as melhores práticas mundiais das lojas online multinacionais. Comprar online cá dentro, com um serviço de qualidade nomeadamente celeridade na entrega e pós-venda de proximidade local já é uma realidade em Portugal.

Para o futuro uma nova loja em Lisboa, que servirá clientes de proximidade em toda a zona da Grande Lisboa, é a prioridade de curto prazo, um passo natural corolário de 7 anos de investimento e crescimento sustentado.

Segundo Maciel Vicente “Lisboa na sua dinâmica atual de desenvolvimento económico tem espaço para mais uma loja de música como a nossa. Quer sejam profissionais de música ou hobbistas amantes de música, os nossos clientes têm nas lojas Ludimusic uma experiência distinta de compra. A nossa equipa de profissionais especializados na sua maioria músicos também, conhecem bem as necessidades dos clientes nacionais e dos inúmeros estrangeiros que nos visitam. Os nossos colaboradores são o nosso melhor ativo”.

’De músico para músico’ a celebração da música e da arte em geral acontece em cada ida às lojas Ludimusic, local de passagem obrigatória no Porto (Av. da Boavista), Leiria (Junto ao IC2/ Leiria Shopping) e também num futuro próximo, junto a um dos locais mais vibrantes da Nova Lisboa que se metamorfoseia: O hub criativo do Beato.