Atualidade Notícias

Velhinha ‘Pão de Forma’ da Volkswagen torna-se 100% elétrica

Foto: Volkswagen / eClassics

Chama-se e-Bulli e é um veículo totalmente elétrico que tem por base a conversão do popular VW T1 (mais conhecido por ‘Pão de Forma’), de 1966. Carrinha era para ser apresentada numa feira na Alemanha, adiada por causa da COVID-19, mas a marca decidiu mostrá-la agora ao mundo.

Nas últimas semanas não se fala de outra coisa que não seja o novo coronavírus, por isso se está cansado(a) de ler esse tipo de notícias, este texto é para si. A Volkswagen acabou de apresentar um novo ‘concept’ elétrico, desenvolvido em colaboração com a eClassics, da sua icónica carrinha ‘Pão de Forma’.

Com o nome e-Bulli, é um veículo 100% elétrico, que tem por base a conversão do T1 Samba Bus (VW T1), um dos modelos mais populares da marca germânica e que já é produzido desde 1966.

O e-Bulli tem um motor elétrico de 61 kW com uma velocidade máxima de 130 km/h, de forma a proteger a bateria de 45 kWh de iões de lítio colocada sob o piso do veículo e que permite uma autonomia de mais de 200 km e um carregamento rápido de 50 kW que permite carregar 80% da bateria em 40 minutos.

As baterias estão posicionadas na base do veículo, o que contribui para criar um centro de gravidade favorável à estabilidade de condução.

A transmissão da energia é feita por meio de uma caixa automática que está posicionada entre o condutor e o banco do passageiro da frente. As configurações do seletor da transmissão automática (P, R, N, D, B) são reveladas ao lado da alavanca e na posição B, o condutor pode variar o grau de recuperação da energia ao travar, segundo especifica o ‘autoportal’ da ‘IOL’.

Este Volkswagen e-Bulli foi submetido a profundas alterações face ao modelo original, nomeadamente ao nível do chassis para albergar eixos multibraços com amortecedores ajustáveis, bem como um sistema de travagem com discos ventilados em todas as rodas, o que contribui para uma nova dinâmica e conforto.

No exterior, destaque para os faróis redondos, como manda a tradição, em LED com luzes diurnas e um indicador de carga na traseira.

No interior é um misto entre clássico e moderno, com um velocímetro baseado no original, mas com um ‘display’ de dois dígitos integrado e que fornece ao condutor várias informações, incluindo a autonomia.

Na consola central está um rádio de estilo retro, bem ao exemplo do modelo utilizado em 1966, mas equipado com tecnologia DAB+, Bluetooth e conta com entradas USB.

O teto sobre a consola tem um ecrã de infoentretenimento, onde se pode aceder a informações on-line através do aplicativo do smartphone.

O interior, com espaço para oito ocupantes, apresenta um esquema de dois tons ‘Saint Tropez’ e ‘Saffrano Orange’, conta com um piso de madeira maciça e bancos em pele branca, que dão um toque de requinte a este e-Bulli EV.

A ideia da Volkswagen era apresentar a carrinha na feira Techno Classica 2020 em Essen, na Alemanha. O evento foi adiado por causa da pandemia da COVID-19, mas agora o veículo está aí para os aficionados do mundo automóvel e da ‘Pão de Forma’ o poderem apreciar.

Para os interessados, o e-Bulli custa, no mínimo, 64900 euros.

Veja as fotos na galeria:

Fotos: Volkswagen / eClassics