Arquitetura, Design e Decoração

Vitor Múrias: “Privilegio um objeto elegante em que o passar do tempo não lhe retire a beleza”

Iniciou a sua carreira como arquiteto no Algarve e aí se mantém até hoje. A trabalhar sobretudo para uma classe média alta, Vitor Múrias não tem dúvidas de que o rigor, a humildade e a transparência são os valores que distinguem o seu gabinete

Iniciou a sua formação enquanto arquiteto na Universidade Lusíada em Lisboa, mas acabou por concluir o curso no Algarve, para onde se mudou em 2000 e onde se mantém. Em 2012, quando Portugal atravessava a crise económica, Vitor Múrias começou “a trabalhar sozinho”. Inicialmente como freelancer e mais tarde, a partir de 2016, fixou escritório no Faro Avenida Business Center. Até hoje “o mercado tem estado a crescer” e Vitor prevê que assim se manterá ao longo do próximo ano. “Os investidores ainda têm algum receio, mas o consumidor final procura-nos bastante. Não tenho dúvidas de que no Algarve a procura é maior que a oferta”.

Vitor Múrias –
www.vmarquitectura.pt/

No seu gabinete, o arquiteto oferece a possibilidade de “projetos chave na mão”. Além dos arquitetos e desenhadores que colaboram consigo, tem “parcerias com engenheiros e equipas de construção”. Quando o cliente procura os nossos serviços “fazemos o projeto de arquitetura, associamos a equipa de engenharia em função do projeto, e para construção, apresentamos ao cliente dois ou três parceiros, que acaba por decidir”.

O mercado mudou, “o cliente está agora mais bem informado, pesquisa, pretende acompanhar o processo e ser informado detalhadamente”.

Nos seus projetos, Vitor tem preferência pela “utilização de materiais nacionais. Temos muita riqueza a nível de materiais e tecnologia, que nos permitem fazer arquitetura espetacular. Estamos ao mais alto nível no mercado internacional”.

Num mercado “com grande penetração estrangeira”, os clientes vão estando abertos a novos métodos construtivos, como o LSF. “Esses métodos vieram agilizar o processo, nomeadamente torna-lo mais rápido e mais limpo”. No entanto, Vitor associa este sistema preferencialmente para ampliações ou remodelações, preferindo a “construção tradicional em betão para a construção de raiz”.

O escritório do Arquiteto Vitor Múrias já desenvolve alguns projetos de acordo com a tecnologia BIM – Building Information Model, embora “nem todas as empresas de engenharia ou construção o façam também”. Particularmente, Vitor salienta as vantagens da tecnologia numa cadeia de ginásios que está a desenhar. “Utilizo-o sobretudo porque posso projetar tudo de uma vez, numa única plataforma” agilizando a transmissão de informação à obra.

Enquanto arquiteto, Vitor Múrias sabe que ao iniciar um projeto “tem sempre a sua ideia, mas é preciso respeitar o cliente. Temos de encontrar um ponto de equilíbrio”. Esteticamente, considera-se contemporâneo, adepto de linhas direitas e clássicas. Privilegio um objeto elegante que o passar do tempo não lhe retire a beleza”. Da experiência que adquiriu sente que edifícios com muita aplicação de vidro, por exemplo, “ao final de um certo tempo, as pessoas não se sintam tão bem ou surjem problemas com a manutenção, o aquecimento, a limpeza, …”. No entanto, o essencial que define as linhas de cada projeto são sempre “que se construa um objeto esbelto em harmonia com o local, conciliando a minha ideia com o cliente, nunca esquecendo o orçamento”.

Contactos:
Morada: Avenida 5 de outubro, n.º 82-A, 8000-075 Faro
E-mail: vitormurias@gmail.com
Telefone: 289 898 010