Mundo Empresarial

ACRC: Carne de vaca Cachena conquista cada vez mais apreciadores

Chama-se Cachena e é uma das raças bovinas mais pequena do mundo. Vive nas zonas de montanha, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, e tem características de rusticidade inultrapassáveis, perfeitamente adaptada ao seu solar, chega a passar os invernos mais rigorosos totalmente em liberdade no alto das serras. Hoje é uma raça valorizada muito graças ao trabalho da Associação dos Criadores da Raça Cachena (ACRC).

A carne de vaca Cachena, com Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 1998, tem conquistado cada vez mais apreciadores dentro e fora das fronteiras nacionais. O animal atinge uma altura máxima de 110 centímetros e sobrevive ao frio nas serras da Peneda, Soajo e Amarela, no Parque Nacional na Peneda-Gerês. A sua carne distingue-se por ser suculenta, tenra, de cor rósea clara, com uma consistência firme, ligeiramente húmida e com pouca gordura intramuscular – características que a têm elevado a um reconhecimento internacional, por parte de grandes Chefs de cozinha e a prémios internacionais.

Estes são animais harmoniosos, de pequena estatura e extrema rusticidade, criados em plena liberdade. São bovinos muito pequenos, com uma índole bravia, que não esconde o modo de criação semisselvagem.

Em 1994 iniciou-se o registo zootécnico da raça Cachena, com base em quatro premissas: a cor castanha da pelagem, a sua baixa estatura, o perfil reto da cabeça e os cornos cilíndricos e em saca-rolhas. A certificação tem sido um caminho bem trilhado, apoiado pela ACRC que conta com várias intervenções na valorização da raça.

Numa visão mais abrangente de manutenção de alguma variabilidade genética, pelo registo dos animais da região que possuíssem a maior parte das características pretendidas, foram introduzidos reprodutores masculinos melhoradores, a reversão da influência da raça Barrosã. Fruto do sucesso desta estratégia, o efetivo da raça Cachena, registado no livro de adultos, já atinge os 6.600 exemplares, com mais de 500 criadores aderentes.

Hoje a raça Cachena tem animais espalhados por quase todo o país, mantendo a maioria do seu efetivo no distrito de Viana do Castelo, no entanto existem dois núcleos significativos nos distritos de Beja e de Évora.

Estes animais muito rústicos, podem ser chamados de ferais ou semisselvagens.  A raça Cachena apesar da sua tripla utilização (carne, lã e leite/queijo), terá na produção de carne de qualidade uma importante base de sustentação produtiva. A produção da carne desta raça está protegida através de uma Denominação de Origem (DOP), desde 1998.

Apesar do trabalho realizado e dos difíceis objetivos já atingidos pela ACRC, continua a ser extremamente complicada a implementação da totalidade do plano de melhoramento animal, a que não é alheio o sistema de criação, com grande parte dos animais em pastoreio livre nas serras do Noroeste de Portugal.

Contactos:

Contactos ACRC – Associação dos Criadores da Raça Cachena

Rua Prof. Doutor José Sebastião Silva Dias, nº29 – cave ●   Casalsoeiro – Vila Fonche ● 4970-745 Arcos de Valdevez

Tel./Fax: 926709559 / 258 523137 ● e-mail: lg@cachena.pt