Atualidade Covid-19 Notícias

DGS avança que o país está na “quinta fase” da pandemia

Portugal está na quinta fase da pandemia de covid-19 e apresenta uma incidência de infeções de 203 casos por 100 mil habitantes, sendo mais elevada na população jovem, adiantou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS)

“Tivemos quatro grandes fases pandémicas e Portugal encontra-se, de momento, na quinta fase pandémica, até ao momento com um impacto na gravidade e na mortalidade inferiores às fases anteriores, ainda que mereçam alguma atenção especial”, avançou Pedro Pinto Leite, da DGS, na reunião de avaliação sobre a situação da pandemia no país na sede do Infarmed, em Lisboa.

A incidência atual é de 203 casos de infeção por SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes, com uma tendência crescente e uma variação de mais 47% em relação ao período homólogo.

Segundo o especialista o Algarve é a região com maior incidência de infeções, seguida do Centro e da Madeira.

Pedro Pinto Leite avançou também que o grupo etário com maior incidência de infeções é o das crianças até aos 9 anos, que corresponde a uma faixa da população não vacinada.

O grupo dos 20 aos 29 anos é o segundo que apresenta uma maior incidência de casos de infeção, seguindo-se a faixa dos 30 aos 39 anos.

Sobre este autor

Jorge Teixeira

Adicionar Comentário

Escrever comentário