Atualidade Notícias

Professores vão receber terceira dose até ao final desta semana

vacinação professores

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu que os docentes vão ser vacinados entre os dias 6 e 9 de janeiro. A vacinação vai decorrer em regime de Casa Aberta, com uma senha digital, e os professores vão ter de mostrar um comprovativo da profissão.

António Lacerda Sales referiu que os docentes vão poder ser vacinados nos mesmos dias previstos para a administração das vacinas nas crianças: entre a próxima quinta-feira e domingo, sempre no período da tarde. “Esse processo irá ser feito em Casa Aberta, por senhas digitais, mediante um documento de confirmação da profissão de cada um”, explicou o governante, destacando que o processo decorrerá durante o período da tarde, nos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro. Este regime aplica-se a professores de todos os graus de ensino, incluindo responsáveis de respostas sociais como creches e ATL.

A decisão foi aplaudida por Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, que diz que só assim é possível abrir as escolas em segurança. De acordo com as contas da Fenprof, cerca de metade dos professores ainda estão à espera de serem chamados para a dose de reforço: “Por força do envelhecimento da profissão docente, cerca de metade dos professores e educadores poderá já ter sido vacinada ou agendado a vacinação, porém, todos os outros continuam a aguardar”.

Na segunda-feira, Lacerda Sales garantiu que o regresso às aulas acontecerá mesmo no dia 10 de janeiro, afastando a hipótese de serem adiadas devido ao aumento de casos de covid-19.