Cultura | Património Turismo

Com os pés envolvidos na terra e o olhar posto no céu

Emana da terra e daquilo que a terra dá o sentimento que caracteriza as experiências que o Vale do Tua nos oferece. Percursos Pedestres homologados para fazer o caminho, Miradouros fantásticos para sentir a paisagem, o voo e o cântico das aves que brotam da natureza, equipamentos culturais que nos ajudam a interpretar o território, património que testemunha a passagem da história, uma excelente gastronomia e vinhos para confortar o corpo e o espírito. E quando cai a noite, de olhos postos no céu, as estrelas cintilantes iluminam o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).

Dizem que é o “destino do AMOR”, porque “Quem cá vive ama o Tua, quem cá vem apaixona-se também”, tal é a força que paira sobre este território que abrange cinco concelhos (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, Mirandela e Vila Flor), que integram o Parque Natural Regional do Vale do Tua. Mas o que é que o Vale do Tua tem?


“Tem paisagens deslumbrantes, um património único, gastronomia e vinhos, capazes de agradar aos mais esquisitos paladares, percursos pedestres para descobrir e miradouros para deixar o olhar viajar, tem espaços museológicos e centros interpretativos que lhe contam histórias e o convidam a explorar o território que, na sua essência, tem gente afável e hospitaleira, sempre pronta a partilhar este grande amor pelo Tua”, assim argumenta o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.
E pegando nestas características naturais, o PNRVT tem sabido criar uma dinâmica que visa dotar o território das melhores condições para receber os visitantes e, com isso, criar novas dinâmicas económicas locais. Um dos projetos mais recentes foi a certificação do Dark Sky Vale do Tua como “Destino Turístico Starlight”. A total ausência de poluição luminosa garante um céu estrelado que ilumina todo o Vale do Tua, garantindo condições perfeitas para a observação das estrelas.
Em curso está também a implementação de percursos que atravessam locais privilegiados para a observação de aves, para trabalhar, do ponto de vista turístico, o produto Birdwatching.


Um dos projetos mais importantes do PNRVT é a rede de percursos pedestres, que convida a caminhar por locais fabulosos. Caminhadas que se cruzam com lugares de elevado interesse patrimonial, com aldeias e lugares de gente afável e acolhedora, com miradouros e pontos de excelência para contemplar a beleza deste território.


Os cinco concelhos que integram o PNRVT estão dotados de equipamentos culturais diversos, como centro interpretativos, museus, espaços de exposição, etc. Aqui assume um lugar de destaque o Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT).
E claro, esta viagem de descoberta deve ser acompanhada pela boa gastronomia regional, abençoada pelos vinhos da Região Demarcada do Douro.