Gastronomia | Vinhos

Vinhos com História

É em Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, que encontramos a Cooperativa Beira Serra, que produz e distribui para todo o país, alguns dos melhores vinhos da região. Joaquim Gamboa, administrador da Beira Serra Vinhos, falou-nos um pouco sobre a história e sobre os produtos vínicos de grande qualidade desta Cooperativa.

Movidos pela paixão pelos vinhos, em 1956, um grupo de produtores decidiu formar a Cooperativa Agrícola Beira Serra. “Durante os primeiros anos produzimos e comercializámos grandes vinhos a granel”, começa por contar Joaquim Gamboa. “Marcas conceituadas, compravam o nosso vinho branco e o nosso rosé para comercializarem depois em garrafa.” Hoje, com cerca de 400 associados, a Adega Cooperativa Beira Serra labora anualmente quatro milhões e meio de quilos de uvas que, mais tarde, se vão transformar nos mais variados vinhos, das melhores castas, que são comercializados por todo o país: “Fomos evoluindo ao longo dos anos, nesta altura fazemos e comercializamos grandes vinhos, todos premiados.”
A Cooperativa coloca ao dispor dos seus associados, e do público em geral, vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, todos pautados pela qualidade do terroir dos vinhos da Beira Interior. Nascidos de uvas naturais, os tintos e os rosés apresentam aromas forais bravios, a frutos silvestres e especiarias intensas e vêm de castas como a Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Os Brancos e os Espumantes proporcionam-nos aromas exuberantes e a frescura obtida de castas como Síria, Fonte Cal, Malvasia e
Arinto, entre outras. Vinhos como o “Óptima Pergunta”, o “Boa Pergunta”, o “Bodas Reais”, o “Portas D’El Rei” e o “Beira Serra” respiram qualidade e revelam-nos a história longínqua das terras da Beira. “A entrada principal na zona muralhada da cidade de Trancoso dá o nome ao vinho Portas D’El Rei. O Bodas Reais, tinto e branco, surge em homenagem ao casamento do Rei D. Dinis com a Infanta Isabel de Aragão, Rainha Santa Isabel de Portugal.”


A contínua aposta na divulgação dos vinhos em concursos internacionais, nacionais e regionais, faz parte
do desenvolvimento dos padrões de produção, mantendo o rigor nos níveis de qualidade. Isso tem permitido a internacionalização dos vinhos em França, Alemanha, Brasil, China, Espanha e Angola. “Temos crescido em notoriedade e temos conseguido promover a Beira Interior. Prova disso são os prémios que legitimam a qualidade dos nossos vinhos.” Os prémios mais recentes foram atribuídos no 15.º Concurso
de Vinhos da Beira Interior. Aí, o Bodas Reais Síria Grande Escolha 2019 foi considerado o melhor vinho a concurso no feminino. O Beira Serra Rosé 2021 e o Óptima Pergunta – Private Selection Tinto, foram ambos distinguidos com a medalha de ouro.
Quem quiser comprar os vinhos da Cooperativa Agrícola Beira Serra pode fazê-lo no posto de vendas da adega, através dos seus agentes distribuídos por todas as cidades do país ou através da loja online, em www.store.cooperativabeiraserra.pt. “A loja online é a forma mais fácil e se nos contactarem terão todas as indicações”, remata Joaquim Gamboa.