Gastronomia | Vinhos

O melhor peixe e marisco no coração do Alentejo

Outrora a apresentar-se como taberna, o Restaurante Torralva faz as honras da cidade de Évora, desde a década de 1930. Depois de um interregno de vários anos, em 2018 o espaço passou por um período de remodelações, reabrindo como marisqueira. Já em 2021, a gerência, comandada pela família Baião, agarrou “o leme deste negócio” e, até aos dias de hoje, segura o barco, rumo a porto seguro no coração do Alentejo.

Já nos primórdios da história deste espaço, a designação “Torralva”, inalterada ao longo destes 90 anos, era símbolo de “uma casa importante e influente na cidade”, adianta a atual proprietária. A reabertura aconteceu porque havia uma intenção bem definida: “reavivar um restaurante que há muito merecia uma nova vida”.

Para a família Baião, a base da marisqueira deve assentar na qualidade do produto que põem à mesa do cliente e é nisto que têm apostado, ao longo do último ano. Aliados a esta caraterística estão o profissionalismo e o rigor na confeção dos pratos, bem como a simpatia dos funcionários, no atendimento.

Desde a formação da equipa, sempre procuraram criar um “ambiente familiar” entre todos os elementos. Com este objetivo em mente é possível ajustar e melhorar a forma de trabalhar e comunicar, afirma a gerente. Assim, também conseguem transmitir ao cliente o “ambiente tranquilo” que se deseja à mesa, seja sozinho ou acompanhado. Desta forma, “acreditamos ter a receita para um restaurante que vale a pena visitar”, evidencia.

Face a este desempenho, o resultado está à vista. Tanto na internet como pessoalmente, é possível testemunhar a onda positiva de comentários acerca do espaço e dos pratos aqui servidos. Esta rede de elogios alarga-se ao staff, que acaba por fazer da “casa” o que ela é. “Claro, isto deixa-nos com um sentimento de dever cumprido”, realça.

Ao longo deste curto período de tempo, já são várias as boas memórias cultivadas no restaurante. “Os episódios que mais gostamos de relembrar são aqueles que a curiosidade dos turistas nos traz. Lembro-me, por exemplo, de uma vez em que um casal de ingleses nos perguntou se as sapateiras eram apanhadas no lago do Alqueva. Claro que depois de explicarmos qual a origem das sapateiras houve motivo de ‘risota’, durante toda a noite”, conta-nos.

É na cozinha que procuram fundir as iguarias alentejanas com os típicos sabores do mar. “Temos pratos que são, certamente, alguns dos melhores que representam as nossas especialidades” e que acabam por atingir o nível de “favoritos dos nossos clientes”. É o caso da açorda de gambas, do arroz preto ou da massada de peixe. Para além das especialidades da casa, “todo o nosso peixe e marisco são motivos para conhecer o restaurante. O marisco é mantido vivo nos nossos viveiros, o que permite preservar a frescura, como se estivéssemos à beira-mar”, explica.

No que à carne diz respeito, o cliente é brindado com a vitela “da melhor qualidade”, importada da América Central e “cuidadosamente” selecionada para garantir o “melhor sabor nos nossos pregos e no maravilhoso ‘Bife à Torralva’”.

Para a gerente, apesar da incerteza dos tempos em que vivemos, o balanço desta experiência não podia ser mais positivo. “Os meses de verão são sempre boas épocas para os restaurantes e no nosso não é exceção. A afluência de turistas na cidade e as férias dos locais permitem que haja maior procura e o marisco é sempre uma boa opção”, sugere. Com a quadra festiva a aproximar-se, na Marisqueira Torralva esperam-se “dias animados”, uma vez que o Natal e a Passagem de Ano fazem aumentar a procura pelo ex-líbris da casa.

Sob o mote de que “qualquer pessoa escolhe um restaurante onde se come bem e se é bem atendido”, a família Baião realça que no seu espaço é possível encontrar tudo isso, na medida em que procuram proporcionar “a melhor experiência de peixe e marisco, no centro do Alentejo”.

Para além disto, não necessita de se preocupar com o sítio onde vai deixar o carro. O estacionamento à entrada do restaurante possibilita um acesso mais cómodo ao espaço. A proximidade ao centro histórico de Évora facilita o percurso de quem quer percorrer a cidade a pé. Juntar a história, a arquitetura e a “beleza única” da cidade de Évora com a comida da Marisqueira Torralva é a “combinação perfeita para uns dias bem passados” em território alentejano.

AVENIDA CONDES VILALVA 1, ÉVORA | TELF.: 266 703 428 | TELM.: 939 649 349