Atualidade Notícias

Filandorra leva peças de Shakespeare e Gil Vicente às aldeias transmontanas

Foto: Filandorra - Teatro do Nordeste (facebook)

A Filandorra arranca com o ciclo de teatro “Meu querido mês de agosto” e leva encenações de dramaturgos clássicos a castelos, parques e largos de comunidades do interior.

Em comunicado, a companhia de teatro sediada em Vila Real, refere que as produções a apresentar durante o mês de agosto são dirigidas a “todos os públicos” e visam proporcionar às populações do interior o reencontro entre gerações nas noites quentes de verão e celebrar o regresso dos emigrantes às vilas e aldeias.

A comédia “O Velho da Horta”, de Gil Vicente, é o espetáculo que nesta primeira semana de agosto faz a abertura de três festivais de artes e teatro. Na quarta-feira abre o Festival Sabrosa Summer Fest, com o espetáculo a decorrer no anfiteatro da Fonte Luminosa, na quinta-feira é a vez do V Festival de Teatro de Rua de Chaves, que este ano tem o seu palco no largo General Silveira e, na sexta-feira, apresenta-se no FARPA – Festival de Artes de Pombal de Ansiães, numa organização da Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães (ARCPA).

A integrar o cartaz está também a adaptação dos “contos proibidos” da tradição oral das terras do Barroso, que Bento da Cruz reproduziu na obra “Histórias da Vermelhinha”, que vai “subir” ao palco da aldeia de Torgueda.

“Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare, também faz parte desta digressão. A produção vai passar pelo parque fluvial do rio Teixeira, em Mesão Frio, segue depois para os jardins do castelo de Montalegre, o parque verde de Artes e Ofícios de Vinhais, pelos jardins e arvoredos da piscina municipal de Vila Flor e, a 11 de agosto, a companhia apresenta-se nas ruínas do paço episcopal, em Miranda do Douro.