Mulheres Inspiradoras

“Dou muito valor a tudo o que conquistei”

Ponderada, proativa, dedicada e lutadora são as caraterísticas que definem a empreendedora Patrícia Ferreira. Aos 20 anos de experiência no setor têxtil, Patrícia inaugurou a Befashion Textile Agency na sua cidade natal, Guimarães.

Começou a trabalhar muito nova como assistente comercial numa empresa têxtil, apaixonando-se de imediato pela indústria e trabalhando muitos anos para a mesma. Quando sentiu que tinha recolhido bastante conhecimento sobre a área fundou a sua agência têxtil. Foi em 2014 que a Befashion Textile Agency apareceu pela primeira vez no mercado e, desde então, tem vindo a tornar-se um nome de peso no comércio têxtil internacional.

A Befashion exporta para países espalhados pelo mundo e trabalha para o mercado nacional, apenas em certas situações, a pedido de marcas específicas. França absorve 70% da exportação da empresa, e o restante distribui-se por diferentes países como Estados Unidos da América, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Croácia, Polónia, Bélgica, Tailândia, Índia, entre outros. “É gratificante ver celebridades e famosos a utilizarem peças que já passaram pelas nossas mãos”, comenta Patrícia Ferreira em relação à internacionalização do trabalho da sua agência.

O trabalho da agência têxtil funciona como uma intermediária entre as marcas consumidoras e os fabricantes, ou seja, entre o produto final, que os seus clientes pretendem, e a execução do mesmo através do trabalho de 54 empresas fabricantes portuguesas. Mediante aquilo que os clientes procuram, a Befashion acompanha todo o processo, desde o envio de amostras até ao produto final.

“É gratificante ver celebridade se famosos a utilizarem peças que já passaram pelas nossas mãos”

“Somos honestos e rápidos a trabalhar, com uma resposta em 24 horas e com uma qualidade média ou alta nos produtos entregues. É isso que nos distingue da concorrência”, afirma Patrícia Ferreira em relação ao forte mercado concorrente que conta com milhares de agências têxteis portuguesas. A BeFashion Textile Agency aposta na competência e eficácia dos procedimentos, proporcionando uma “qualidade de médio e alto nível, onde a satisfação e a relação duradoura com o cliente são o mais importante” refere a empresária. “As nossas comissões são competitivas e aliciantes para que todo o processo, até ao produto exposto em loja, seja o melhor”, conclui.

Durante a pandemia, as compras online aumentaram, tal como o volume de trabalho e de vendas na Befashion. “Aumentámos 300% durante a pandemia, o problema foi dar resposta a todo o trabalho, pois poucos fabricantes estavam disponíveis, mas, felizmente, trabalhámos bastante e conseguimos entregar tudo com um atraso de apenas duas semanas”. A empreendedora desabafa que está mais assustada com os tempos que se aproximam “este pós-pandemia trouxe uma diminuição no poder de compra a todos”, mas está preparada para enfrentar todos os desafios, “eu arregaço as mangas e meto as mãos à massa”.

Patrícia Ferreira ultrapassou várias dificuldades e nunca desistiu de batalhar pelos seus objetivos, “lutar sempre, vencer talvez, desistir nunca”, é o lema que carrega na sua vida profissional e pessoal, admitindo que dá muito valor a tudo o que conquistou.

“Eu arregaço as mangas e meto as mãos à massa”

Gosta de aprender e de trabalhar, daqui a 30 anos imagina-se no exato lugar onde está, sentada na mesma cadeira, na mesma secretária, no mesmo escritório, a viajar e a negociar, a desafiar-se a si mesma e a continuar com a sua criatividade e as suas ideias. Espera alcançar certos objetivos que tem em mente, como o “lançamento de uma marca 100% portuguesa” só dela e de ter aumentado o número de vendas em mercados de diversos países, mais especificamente na Alemanha e na Itália.

Admite que é ponderada e que dá “passos pequeninos e muito bem pensados” para o bem da sua agência, da sua família e dos trabalhadores e respetivas famílias que dependem do constante sucesso da Befashion Textile Agency. É com orgulho que se assume vimaranense: “sinto-me feliz e realizada a trabalhar na minha terra natal, sei que crio bastantes postos de trabalho aqui”.