Logística Mulheres Inspiradoras Sem categoria

Um sonho sobre rodas

Elsa Pimenta, nascida em 1986, em Celorico de Basto, revela ter crescido rodeada de “pessoas batalhadoras”, tendo os pais como principais exemplos a seguir. Ainda em criança, Elsa e a família mudaram-se para Vila Nova de Gaia, cidade onde o seu pai trabalhava, tendo passado aí maior parte da sua vida. É ela que dá a cara e o nome pela Transportes Elsa Pimenta, “como uma assinatura no final de um documento validado”.

Foi por vontade própria que Elsa Pimenta decidiu não completar o secundário e ficar-se pelo 10º ano de escolaridade, lançando-se ainda muito nova no mercado de trabalho, onde começou como operadora de caixa, tanto em lojas de shoppings, como em comércio de rua.

Com o passar dos anos, percebeu que ansiava por algo maior, no entanto, o seu pequeno currículo académico tornava-se um obstáculo. Foi então que uma oportunidade surgiu e Elsa começou a trabalhar na empresa de transportes rodoviários de mercadorias do pai, que na altura já trabalhava por conta própria, e do padrinho, onde trabalhou durante sete anos nos serviços administrativos. “Foi-me dada a oportunidade de sonhar mais um bocadinho e tive as melhores ajudas para aprender a evoluir profissionalmente”, revela.

Anos depois, já com uma carreira sólida e uma maior estabilidade, Elsa Pimenta decidiu concluir o ensino secundário e tirar várias formações em variadas áreas, enriquecendo assim a sua educação. “Não quis deixar esse percurso incompleto.

”Em 2014, como forma de demonstrar o seu valor e independência, “ganhou coragem” para criar o seu próprio negócio, desvinculando-se assim da empresa do pai e padrinho. Foi assim que surgiu a ideia de criar a Transportes Elsa Pimenta. “Já tinha experiência na área e como se costuma dizer ‘filho de peixe sabe nadar’”, explica o motivo de iniciar também uma empresa de transportes. “Com coragem, apoio familiar e foco, a ideia saiu da imaginação para a realidade.”

O nome surge, desde logo, porque para a empresária seria uma forma de reforçar o orgulho que sente em ver o seu projeto realizado. “É como uma assinatura no final de um documento validado.” Depois, porque seria também uma maneira de marcar a sua posição enquanto líder feminina num negócio predominantemente gerido por homens.

Inicialmente, a empresa funcionava como angariadora de clientes, subcontratando, depois, outras empresas parceiras. Pouco tempo depois, já com uma “pequena frota própria”, sediou-se no Candal Park, em Vila Nova de Gaia. Segundo Elsa Pimenta, foram contratados antigos colegas de trabalho e apesar de serem uma equipa de pequenas dimensões, o trabalho foi fluindo.

Em 2018, por motivos pessoais, precisou de se mudar de novo para Celorico de Basto, no entanto, fechar as instalações de Vila Nova de Gaia nunca foi uma opção. Visto que a expansão da empresa sempre estivera em cima da mesa como um objetivo, a empresária viu esta situação como uma oportunidade de apostar na sua própria terra natal. “Mais uma vez o apoio dos meus pais foi muito importante. O meu pai dedicou-se exclusivamente a esta Empresa e ficou a coordenar a parte de Vila Nova de Gaia, enquanto eu vim coordenar em Celorico de Basto”, revela.

Atualmente, a Transportes Elsa Pimenta disponibiliza serviços de transporte rodoviário de mercadorias, logística, distribuição, armazenamento e mudanças e centra-se nos valores de compromisso, honestidade e humildade. De momento, trabalham apenas a nível nacional, mas o mercado internacional é visto como um “desafio que está a ser ponderado para breve”.

Apesar das recentes dificuldades económicas devido à inflação europeia, Elsa Pimenta mostra-se mais orgulhosa que nunca em relação ao caminho que a empresa seguiu. “As condições de trabalho melhoraram, a frota e a equipa aumentaram, os desafios dos clientes para connosco são mais elevados, e tudo isso amplia também a responsabilidade.”

Reconhecimento, profissionalismo e educação

Elsa Pimenta revela que, no início, sentiu alguma discriminação por ser mulher, quando vários clientes se dirigiam diretamente ao seu pai como se fosse o gerente da empresa. “Era o meu pai que fazia questão de educadamente dizer às pessoas quem eu era.” Já com os seus funcionários, afirma que nunca sentiu qualquer forma de preconceito.

“É verdade que ainda somos uma minoria neste setor”, aponta, “talvez pelo preconceito ou pela falta de apoio, mas acredito que vamos mudar isso”. Elsa Pimenta não tem dúvidas de que hoje em dia “algumas mulheres fazem o trabalho tão bem ou melhor do que muitos homens”.

Segundo a empresária, existem três aspetos principais que a fazem sentir uma mulher de sucesso: o reconhecimento, o profissionalismo e educação da sua equipa e a expansão da sua rede de clientes. Para a proprietária da Transportes Elsa Pimenta, receber fotografias de clientes quando reconhecem as suas viaturas nas estradas é algo gratificante. “Nós tirávamos fotografias e publicávamos na nossa página e, de um dia para o outro, nós é que começámos a receber fotografias tiradas pelos nossos próprios clientes, colegas de estrada, amigos e até pessoas anónimas”, revela. “Fez-me sentir que conseguimos marcar a nossa presença.”

Outro motivo de orgulho é, sem dúvida, quando os clientes elogiam a sua equipa. “Sinto-me realizada profissionalmente e pessoalmente. Gosto do que faço, de ter clientes satisfeitos com os nossos serviços e de ter uma equipa que representa bem a nossa casa.” O terceiro indicador de sucesso é quando o cliente volta a solicitar os serviços da empresa, “por ter tido uma boa experiência”.

No futuro, Elsa Pimenta vê a empresa a manter a “vontade de melhorar e evoluir sempre mais, criar novos postos de trabalho e a expandir-se a nível nacional”. Como sonho, guarda o desejo de ver a próxima geração “herdar o espírito empreendedor da família”.