Ação Social Poder local

Boticas, um município na vanguarda da dinamização do Interior

A Câmara Municipal de Boticas foi distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com o Selo de Comunidade Pró-Envelhecimento. Os programas e os projetos que o município tem vindo a desenvolver na área do “envelhecimento ativo” estão na base desta conquista.

Num concelho onde a desertificação e a perda de população se têm feito sentir ao longo do tempo, este distintivo é visto pela autarquia como “um reconhecimento” pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no apoio prestado, tanto aos mais jovens como aos mais idosos. “Queremos contribuir de uma forma ativa para fixar a nossa população e garantir que haja qualidade de vida, para que os botiquenses continuem a gostar de viver na sua terra e para que encontrem aqui todas as condições para se manterem felizes, ativos e a contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar social”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga.

A conquista do Selo de Comunidade Pró-Envelhecimento deve-se, sobretudo, às iniciativas direcionadas aos mais idosos. O projeto “dar vida aos anos envelhecendo” é um desses exemplos e possibilita a participação num conjunto de atividades, de caráter lúdico, recreativo e de promoção da saúde, como é o caso da psicomotricidade e da animação, onde se incluem a natação, a informática, a música, entre outras. Todas as ações desenvolvidas no âmbito deste projeto são orientadas e acompanhadas por técnicos especializados, que se deslocam às várias aldeias para desenvolverem as atividades num contexto de proximidade com os idosos. Estas iniciativas, para além de ajudarem a criar boas práticas e de manterem os idosos socialmente envolvidos e ativos, combatem o isolamento e promovem a inclusão na comunidade local.

Na verdade, Boticas acompanha de perto e procura apoiar os munícipes, praticamente, ao longo de toda a vida, uma vez que dispõe de programas de incentivo à natalidade, de desenvolvimento da criança, de apoio a nível escolar, bem como de apoio à frequência no Ensino Superior. Para os mais idosos, além dos programas destinados ao envelhecimento ativo, implementou o Cartão Social do Munícipe, que comparticipa uma série de despesas.

A enorme adesão e a grande satisfação dos botiquenses pelas iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas, leva o município a fazer chegar os projetos a cada vez mais aldeias e a diversificar as atividades, de forma a ir ao encontro dos desejos da população. “Com estas iniciativas e com o apoio incansável por parte das Juntas de Freguesia, conseguimos criar importantes dinâmicas e envolvimento social, o que é, sem dúvida, do agrado da nossa população”, constata o autarca.

Para o futuro, o intuito é manter “o rumo”, procurando adaptar as iniciativas e as atividades
de acordo com o feedback dos habitantes. “É importante e fundamental irmos aos encontro
dos anseios das pessoas, pois só assim conseguimos garantir que as nossas iniciativas tenham sucesso e sejam cada vez mais participadas”, conclui.