Mulheres Inspiradoras

O resultado de um sonho conjunto e persistente

Fascinada pelo mundo imobiliário desde muito jovem, Ana Costa sempre ambicionou ter a própria empresa e marcar a diferença neste mercado. Há três anos, em pleno período pandémico, concretizou o sonho de uma vida ao fundar a NetImóveis, onde é Sócia e Diretora Comercial.

Apesar de ter começado a trabalhar no mercado imobiliário em 2005, o gosto de Ana Costa pelo setor já vinha de trás. Talvez os conhecimentos provenientes do contacto com a atividade profissional do pai – construção civil – justifiquem tal fascínio. Ao longo do tempo, foram inúmeros os “nãos” que, posteriormente, se transformaram em “sins”. Quando iniciou o seu percurso profissional, “todos os dias era preciso reiniciar e reinventar formas de seguir em frente”. Contudo, foi graças a este período menos favorável para o mercado imobiliário que foi somando conhecimento. “Vender uma casa significa mexer com várias vidas. Muitas vezes dei por mim a ser polivalente, comercial, animadora, psicóloga, empregada de limpeza, transportadora, etc.”

O sonho que originou a bem-sucedida NetImóveis

Um sonho em comum com mais duas pessoas, com quem trabalhava “há vários anos”, levou à criação da NetImóveis, uma “empresa familiar” que atua no setor da mediação imobiliária. Este passo foi dado no ano em que a Pandemia de Covid-19 assolou o Mundo. Ainda assim, tal não assustou os três sócios e a empresa continua a crescer, anos após ano. “A maior vantagem é que sempre soubemos o que queríamos e o que não queríamos para a nossa empresa, pela experiência que tínhamos do passado, e isso trouxe-nos a certeza de que iríamos conseguir atingir os nossos objetivos”, afirma Ana Costa.

Quem procura esta agência imobiliária, sediada em Águas Santas, na Maia, encontra, garantidamente, uma equipa pronta para ajudar. Relativamente aos serviços, entre outros, disponibilizam apoio de solicitadoria, que lhes permite encaminhar os clientes de forma a serem aconselhados assertivamente, bem como a conhecerem os seus direitos e deveres, elaboram o estudo de mercado e respetivo relatório de análise comparativa, divulgam os imóveis em todas as plataformas e redes sociais e dispõem, também, de parcerias com empresas de intermediação de crédito, que dão seguimento aos clientes quando necessitam de recorrer a financiamento.

“No que compete a compra e/ou venda de imóveis estamos sempre disponíveis”.

Aqui, os clientes são acompanhados desde o primeiro contacto, seja em loja ou via telefone, e até ao dia após a escritura, de forma a garantirem que o processo fica completamente resolvido.

As vidas pessoal e profissional de Ana Costa

O que mais a cativa neste setor de atividade é, “sem dúvida”, a luta diária. “Além de ser uma profissão desafiante todos os dias, sendo Mulher o desafio cresce bastante. Felizmente, não tanto como outrora pois, antigamente, as mulheres que trabalhavam em imobiliária eram, literalmente, apelidadas de tudo, menos de profissionais. Hoje começa-se lentamente a ver algum reconhecimento e igualdade, dignificando, assim, a Mulher desta profissão”. O facto de poder ajudar e, consequentemente, festejar com as pessoas pelo passo dado na compra ou venda de uma casa é, para si, “algo grandioso e infinitamente gratificante”, ao ponto de os sentir como família. “Vibro com a felicidade deles e, muitas vezes, já chorei frustrada por não conseguir dar a notícia que os clientes queriam”.

Enquanto diretora, acredita ser a humildade a sua principal caraterística a contribuir para uma gestão de sucesso da empresa. “Nunca nos podemos esquecer que não somos menos nem mais que os outros”. Confessa que gerir pessoas “não é fácil”, pois tem de lidar com opiniões e feitios, por vezes, “completamente opostos”. Porém, compete-lhe “‘colher’ um bocadinho de todos para chegar à razão do sucesso, à decisão em prol da equipa”.

Encontrar o equilíbrio certo entre as vidas pessoal e profissional é, na sua opinião, um desafio para as mulheres. Não obstante, “com organização, flexibilidade e apoio é possível criar uma harmonia entre os dois mundos que, no meu caso, felizmente, estão unidos de raiz, visto que o meu marido é um dos meus sócios. Temos de definir metas alcançáveis tanto no trabalho como em casa, para que em ambos tenhamos sucesso e sejamos felizes”.

A grande referência de vida para Ana Costa é, com toda a convicção, o pai. “Infelizmente, já não está entre nós para confirmar o que me tornei, mas acredito que um dia irei contar cada capítulo da minha história e o quão grata sou pelos princípios que sempre me ensinou”. Também “há algo que nunca me vou permitir falhar que é o meu nome de mãe. Pretendo, em cada detalhe da vida, lembrar-me que ser uma mãe profissional é uma jornada única, que nos ensina a cada dia que passa e, acima de tudo, que o meu maior objetivo de vida é ser um exemplo a seguir para o meu filho”.

O atual panorama do mercado imobiliário “Contrariamente ao expectável o preço dos imóveis não caiu, o que fez com que a procura não parasse, mas sim abrandasse ligeiramente. O setor imobiliário continua a viver um período de atividade e dinamismo, apresentando grandes oportunidades, mas também muitas incertezas. Atualmente, o tempo médio de venda de propriedades habitacionais aumentou, mas os preços mantêm-se estáveis, tanto para imóveis novos como para usados. É provável que esta estabilidade persista, uma vez que o mercado continua a enfrentar um grande desafio: a escassez de opções disponíveis, tanto para compra como para arrendamento”. Se no final de 2022 havia mais compradores que vendedores, na atualidade percebe-se que o mercado sofreu um ajuste. “Quem vende já tem maior noção do que vai comprar e quem compra já prioriza a prestação associada, estipulando assim o valor máximo de aquisição”. Se forem apartamentos, os valores rondam um máximo de 160 mil euros, se forem moradias já andam à volta dos 300 mil euros, “uma vez mais muito por causa das prestações associadas ao crédito habitação”.

O balanço deste período em atividade é bastante positivo para a NetImóveis. Para além de terem resistido à Pandemia, conseguiram ir crescendo, apesar das consequências provenientes desse período e “da dúvida que pairou sobre o mercado imobiliário”. Se o ritmo se manteve ao longo deste tempo, o objetivo, agora, passa por manter a tendência de crescimento.

“Estivemos, estamos e estaremos aqui sempre disponíveis para receber todos os que nos queiram visitar”.