Mulheres Inspiradoras

Uma década a promover equilíbrio e felicidade

Com uma abordagem multi, inter e transdisciplinar, o Instituto do Desenvolvimento (ID) nasceu há dez anos, em Paredes, pelas mãos de Fátima Nunes, com o objetivo de apresentar novas vias para atender às necessidades dos pacientes. Seguindo o lema “desenvolvimento em forma de sorriso”, a equipa do ID oferece uma variedade de serviços médicos e não médicos. Em entrevista à IN Corporate Magazine, a Diretora Clínica do Instituto explica a escolha do slogan e fala-nos da importância dos serviços de saúde mental serem acessíveis a todos, independentemente da sua realidade económica.

Formada em Psicologia Clínica, Fátima Nunes, “sedenta de conhecimento”, decidiu aventurar-se pelos Estados Unidos da América em busca de novos caminhos que a levassem a crescer tanto a nível pessoal, como profissional. Após conhecer “novos métodos de trabalho e intervenções”, percebeu a necessidade de inovar nas formas de resposta aos problemas dos seus utentes, surgindo assim o Instituto do Desenvolvimento. Sediado em Paredes, o ID celebra este ano o seu décimo aniversário. Desde a sua criação, iniciada literalmente pelos alicerces do edifício, a organização tem como principal objetivo fornecer um serviço de excelência aos seus utentes, com uma abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, apoiando-os em “todas as vertentes e fases da sua vida”.

Sob a justificação de que “desde que nascemos até ao momento que morremos, estamos numa constante busca por equilíbrio e felicidade”, a frase “desenvolvimento em forma de sorriso” tornou-se o lema que guia a missão deste Instituto. Segundo a Diretora Clínica do ID, a resiliência é, também, uma característica necessária para um desenvolvimento harmonioso. Deste modo, o slogan escolhido é uma forma de transmitir aos pacientes a ideia de que é possível percorrer “o caminho da vida de forma mais tranquila, se todos nós levarmos um sorriso no rosto”.

O Instituto do Desenvolvimento tem vindo a crescer ao longo dos anos e a ganhar destaque pela qualidade do seu serviço. Com uma equipa dedicada e uma abordagem que coloca o utente no centro das suas preocupações, o ID tem como objetivo continuar a ser uma referência na área do desenvolvimento, contribuindo para o bem-estar dos seus utentes e da comunidade em geral. Cortar a meta dos dez anos de atividade é um marco que motiva toda a comunidade do ID a fazer um balanço mental de tudo o que já conquistaram, dos desafios que enfrentaram e da missão que desenvolvem todos os dias com os seus pacientes.

Para Fátima Nunes, a própria equipa é um exemplo de resiliência, crescimento, entrega, honestidade e dedicação. “Muito mais poderia dizer e mesmo assim ficaria aquém do que esta equipa representa na vida e crescimento do ID e dos utentes que nos procuram.” A multidisciplinaridade da equipa permite oferecer uma grande e diversa variedade de serviços, incluindo especialidades médicas, como a Psiquiatria, Neurologia, Medicina Geral, Fisiatria, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria Pediátrica, Neuropediatria, bem como especialidades não médicas, como a Psicologia, Psicoterapia, Neuropsicologia, Terapia da Fala, Audiologia, Terapia Ocupacional (integração sensorial), Fisioterapia, Hidroterapia, Ginástica Adaptada, Estimulação Precoce, Psicomotricidade, Podologia, Nutrição, Apoio à Educação Inclusiva e Apoio à Deficiência Cognitiva e Intelectual.