Atualidade Notícias

Primeiro Gabinete de Ação Social + Sustentável inaugurado em Gaia

Foi inaugurado ontem, dia 12 de julho, o primeiro Gabinete de Ação Social + Sustentável, em São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia. O projeto-piloto “GAS + Sustentável” é uma iniciativa da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, e trata-se da construção de um módulo, constituído na sua totalidade em madeira, para os empreendimentos de habitação social abrangidos pelo programa “O Meu Bairro Tem Pinta”.

O primeiro módulo da iniciativa “GAS + Sustentável” foi inaugurado ontem, no empreendimento Alberto Martins Andrade, em São Félix da Marinha. Este espaço servirá como uma unidade de apoio, possibilitando um espaço de trabalho com um gabinete de atendimento de ação social e uma sala polivalente para as crianças que integram as atividades pedagógicas no âmbito do programa “Divertir com o Saber”.

Esta iniciativa surge da vontade e da ambição de tornar os espaços habitacionais e urbanos mais sustentáveis, onde as questões ambientais, sociais e económicas devem ser preservadas de forma a não prejudicar, nem a comprometer as gerações futuras.

A construção destes módulos procura, também, dar resposta à crise habitacional que se tem feito sentir nos últimos anos, dado que a sua introdução nos empreendimentos sociais surgiu da vontade e urgência de libertar os espaços destinados na sua gênese à habitação, mas que foram adaptados e estão, atualmente, a ser utilizados como Gabinete de Apoio Social. Libertando estes espaços, ficarão, assim, mais apartamentos disponíveis para atribuir às pessoas mais vulneráveis.

O gabinete apresenta-se como um espaço de trabalho dos assistentes sociais, que o utilizarão para atendimento e para prestar apoio aos munícipes. Constituído por uma estrutura modular, o volume salvaguarda a proporcionalidade e deixa, ainda, a possibilidade de uma futura extensão. O acesso a todos os utilizadores é garantido através de uma rampa que faz a ligação do passeio à porta de entrada.

“Esta opção para este tipo de programa reflete ainda a intenção de contribuir de forma positiva para o bem-estar, reduzir os níveis de stress e influenciar o comportamento não só das crianças, como de todos os utilizadores do espaço”, refere o município, em comunicado de imprensa.