Poder local

“A proximidade e a colaboração devem ser a tónica da relação com os jovens”

Carlos Matias Lopes - Vereador da CM Coimbra - ao lado de Marco Santos - Presidente da FNAJ

A cidade dos estudantes é, sem surpresa, uma das fundadoras da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. O selo e a bandeira atribuídos pela FNAJ atestam que Coimbra é “amiga dos jovens”. A Divisão de Juventude, que resultou da reestruturação orgânica dos serviços da Câmara Municipal de Coimbra, iniciou a sua atividade em janeiro deste ano. Daí para cá tem demonstrado um dinamismo assinalável. É disso, da fervilhante vida associativa de Coimbra e do futuro da cidade que nos fala Carlos Matias Lopes, Vereador da CM Coimbra com o pelouro da Juventude.

O que significa para Coimbra receber a bandeira e o selo de Município Amigo da Juventude?

Receber estas distinções no III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi o reconhecimento, por parte da FNAJ, de que Coimbra reúne os requisitos essenciais para ser uma cidade “Amiga dos Jovens”. Esses requisitos passam por sermos um território de excelência, com condições que nos distinguem, para a construção e definição de políticas direcionadas para a população jovem do nosso concelho.

É importante, contudo, referir, que esta é também, para nós, uma responsabilidade acrescida perante os nossos jovens!

O Município de Coimbra é um dos fundadores da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que atribui estas distinções. Podemos dizer que a “cidade dos estudantes” teria mesmo de ser uma das fundadoras?

Sim. Coimbra tem todos os ingredientes para fazer do seu território uma cidade para jovens, alicerçada na tradição secular de ter sido a primeira Universidade a ser criada e reconhecida em território português. Destacamos, dessa lista, o número de jovens que habitam no nosso concelho em permanência ou sazonalmente. Referimo-nos aos alunos que frequentam as nossas escolas, públicas e privadas, nos vários níveis de ensino, e aos jovens, que vindos do exterior, optam pelas nossas Instituições para completar os seus cursos superiores e procurar emprego em Coimbra.

Quais são as vossas principais medidas e projetos direcionados à juventude que nos podem destacar?

O nosso programa de ação é pensado para tornar Coimbra um local de excelência para os jovens poderem expandir a sua energia e criatividade, concretizar as suas ideias, com sólidas oportunidades de emprego e condições propícias para construir um futuro mais atrativo para a Juventude.

Dia Internacional da Juventude – Rebolim

As nossas principais linhas orientadoras materializam-se nas seguintes iniciativas: apoiar o Associativismo Juvenil, dinamizar os Conselhos Municipais da Juventude, iniciar as bases para a elaboração do Plano Municipal para a Juventude e incrementar um plano conjunto de promoção das relações/intercâmbio regional, nacional e internacional. E em simultâneo oferecer uma programação lúdica e formativa, tendo como referências a cidadania e participação cívica, cultura e criação livre, promoção da prática desportiva individual e coletiva e a sustentabilidade ambiental e a economia circular.

Como é a relação da autarquia com a muito ativa comunidade associativa juvenil da cidade?

Coimbra está no top 5 das cidades com maior número de associações juvenis, inscritas no Registo Nacional Associações Juvenis, o que por si só a destaca a nível nacional.

Este ano, e ainda não terminou o período reservado aos apoios pontuais, já investimos no apoio à atividade associativa juvenil o montante global record de 108,500€, num total de 58 entidades apoiadas.

Para além do apoio financeiro, promovemos uma comunicação de proximidade com esta camada da população. Isto é, os nossos jovens, sejam ou não membros de associações juvenis, sabem que nos podem procurar, colocando dúvidas e questões através do mail juventude@cm-coimbra.pt, aos quais tentamos ser céleres a dar as respostas mais adequadas, encaminhando-os, quando necessário, para os serviços e linhas de atendimento nacionais e locais.

Tem sido fácil fomentar a participação dos jovens na discussão sobre as políticas atuais e o futuro de Coimbra?

As crescentes ameaças à democracia só poderão ser mitigadas promovendo ações focadas na defesa e difusão dos valores essenciais, em que se baseia o nosso sistema político, dando a conhecer o funcionamento das nossas instituições, em especial junto dos mais novos, educando-os para a cidadania, de modo que venham a tornar-se cidadãos conscientes, participativos e empenhados.

Os plenários do Conselho Municipal da Juventude de Coimbra são ideais para delinearmos, em conjunto, ações e medidas, e nós procuramos dinamizá-los, tornando-os mais apelativos e menos burocráticos. Em suma, promovemos mais sessões, novos horários e agendamento (sábados, a partir das 14h, na Casa Municipal da Cultura), e possibilitamos que os temas sejam escolhidos pelos jovens.

Com estas medidas conseguimos aumentar o número de participações efetivas, passámos de 33 para 55 jovens, e com representação das juventudes partidárias com assento na Assembleia da República e na Assembleia Municipal.

Para este crescimento muito tem contribuído, também, o trabalho realizado pela Comissão Permanente deste órgão, constituída e eleita entre os membros que compõe o plenário.

Emprego e habitação são duas das principais preocupações dos jovens atualmente (diria até, de sempre). Neste contexto, o que pode uma autarquia fazer para apoiar a sua juventude, dentro das suas competências e autonomia?

O emprego e a habitação são, efetivamente, duas das principais preocupações dos jovens e a Câmara Municipal tem acompanhado de perto estas temáticas. O tema escolhido para discussão no próximo Conselho, previsto para outubro, será precisamente o da habitação.

CR: Simão Lopes

Cabe ao executivo municipal implementar medidas, dentro da sua área de competência, para atrair empresas, impulsionar o desenvolvimento e crescimento económico do concelho, para tornar Coimbra uma cidade competitiva e atrativa para os jovens. No que diz respeito à habitação, prosseguir com a recuperação de imóveis, promover a requalificação por parte dos privados e, especificamente no caso dos jovens, criar ou potenciar a criação de mais residências para estudantes.

Este é um problema nacional, que não é específico da cidade de Coimbra, mas a Câmara Municipal está atenta e tem acompanhado todo o processo, procurando assegurar que a cidade proporcione uma boa qualidade de vida e as melhores condições aos seus jovens.

Que outras preocupações vos fazem chegar os jovens e as associações de Coimbra?

A burocracia e morosidade administrativa da máquina da administração pública.

Pegando no mote que, no vosso site, nos convida a conhecer a cidade – #Coimbra, the right place to be – o que faz de Coimbra o local certo para se estar?

São vários os motivos que fazem de Coimbra o local certo para estar, para estudar, para morar, para ficar. Enunciamos os que são mais atrativos e decisivos para os jovens: a qualidade das nossas escolas e das instituições de ensino superior públicas e privadas; a existência de centros de investigação de renome nacional e internacional, seja na área da saúde, como na área das tecnologias; a localização e o acesso, dispondo de uma rede viária moderna que encurta distâncias entre as principais cidades do país; serviços públicos centralizados; a facilidade de acesso à saúde e aos cuidados primários, salientando, neste campo, o facto de termos o maior centro hospitalar universitário do país; e, ainda, a forte componente cultural da cidade, com equipamentos únicos, como o Convento São Francisco, uma vasta programação cultural, dirigida a vários públicos, e uma intensa vida académica e associativa.

Falar de juventude é também falar de futuro. Por isso pergunto-lhe como olha para o futuro da cidade? Como vê Coimbra a curto e médio prazo?

Queremos que as novas gerações encontrem em Coimbra, e nas instituições que governam a cidade, um parceiro no desenvolvimento de todo o seu potencial. Para o efeito, a proximidade e a colaboração devem ser a tónica da relação com os jovens