Atualidade Notícias

Tradição vive-se duplamente em Bragança

CR: Website CM Bragança

A gastronomia e a Cultura unem-se para que se possa festejar o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos em Bragança. De 9 a 14 de fevereiro será possível degustar do prato mais famoso do Entrudo Transmontano e viver a alegria e folia do carnaval que é marcado pelos tradicionais Caretos.

O Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos, em Bragança, celebram-se este ano em conjunto, unindo o melhor de dois mundos, isto é, o da gastronomia e do carnaval.

No âmbito do Festival do Butelo e das Casulas, a Praça de Camões terá, já a partir de dia 9, o maior número de expositores de sempre (um total de 40) com diversos produtos tradicionais, como fumeiro, vinho, azeite, mel, doçaria e muitos mais.

Até ao Dia de Carnaval, 13 de fevereiro, decorrerão, no mesmo espaço, showcookings com os chefes Óscar Geadas (Restaurante G, Estrela Michelin), António (IEFP), Hélio Loureiro e Marco Gomes (Restaurante Oficina).

A iniciativa D’ Gustar TTM realizará uma prova gastronómica com produtos de Trás-os-Montes, sendo o programa ideal para os grandes apreciadores.

Para que os visitantes se possam alimentar e não só provar, haverá, junto à Praça de Camões, uma área de restauração que funciona das 12:00 às 23:00 horas.

A Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas é mais uma iniciativa deste festival, contando com a aderência de 26 restaurantes. Decorrerá de 2 a 13 de fevereiro.

Num ambiente mais animado e de folia, realiza-se o Carnaval dos Caretos, com o grande desfile de grupos de Caretos de Portugal e de Espanha, a 10 de fevereiro. Também escolas e instituições do Concelho irão desfilar pelas ruas da Zona Histórica de Bragança. O evento termina com a Queima do Diabo, no Largo do Castelo.

Na segunda-feira de Carnaval, dia 12, na Praça de Camões, decorrerá a apresentação do livro “Máscaras y Património – Etnografi­a Del Carnaval en el Siglo XXI”.

E, por fim, no dia 14, quarta-feira de Cinzas, o Diabo, a Morte e a Censura saem à rua para perseguir e castigar as raparigas que não fazem penitência, sendo que é o primeiro dia da Quaresma.