Cultura | Património

Augusto Cury explica como sobreviver à “Intoxicação Digital”

Augusto Cury, psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor é o autor de “Intoxicação Digital – Como Enfrentar o Mal do Milénio”. Neste seu mais recente livro, lançado este mês de março, procura contribuir para a discussão em torno de um dos maiores problemas da sociedade contemporânea e de uma das principais causas do declínio da saúde emocional no mundo.

Em “Intoxicação Digital – Como Enfrentar o Mal do Milénio”, Augusto Cury pretende apresentar soluções para uma vida mais tranquila, plena e presente, principalmente como fazer uma melhor utilização dos aparelhos eletrónicos e das redes sociais. Em jeito de grito de alerta, o autor chama a atenção para a necessidade de o problema ser identificado e combatido o mais rápido possível, uma vez que o futuro da espécie humana pode ser posto em causa. “Espero que o leitor faça parte da revolução contra a intoxicação digital, contra o culto do corpo e o sucesso artificial, contra o padrão tirânico da beleza, produzido pela indústria da moda, contra as empresas que sobrevalorizam modelos, que estão desnutridas e às vezes doentes segundo padrões da medicina”.

O facto de a massificação dos telemóveis e das redes sociais estar cada vez mais em voga, faz com que, segundo esta obra literária, se viva num estado de “grande precariedade” no que diz respeito à saúde mental e emocional. “Estamos a adoecer coletivamente”. Apesar de reconhecer os benefícios que advêm da prosperidade do mundo digital, o autor considera que, por outro lado, “causou um desastre sem precedentes no cérebro humano, levando à alteração do ciclo da dopamina e da serotonina, gerando uma perigosíssima dependência”.

A título de exemplo, afirma que é suficiente retirar por 24 horas o telemóvel a um jovem, ou até mesmo a alguns adultos, para ser percetível que “a dependência digital não é um transtorno casual, mas uma síndrome mental séria”.

Os sintomas que acredita serem “os mais clássicos” deste problema prendem-se com a necessidade que as pessoas, cada vez mais, têm de conseguir tudo de forma imediata e com a aversão ao tédio e à solidão, sem saber que são fundamentais para a interiorização e a criatividade.

Depois de “Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século”, Augusto Cury aborda agora o fenómeno “ainda mais perigoso da Intoxicação Digital”, apresentando uma análise profunda e um conjunto de soluções para que seja possível resgatar a saúde emocional e mental, bem como viver uma vida mais plena e presente.

“Se não enfrentarmos este mal do milénio, a humanidade tornar-se-á um hospital psiquiátrico a céu aberto”.