Mulheres Inspiradoras

“Quando paramos de aprender, estagnamos e paramos de viver”

Com uma vasta experiência e formação em diversas áreas, Helena Águeda é Diretora Comercial na Prosegur Alarmes Portugal desde 2010. Em entrevista à IN Corporate Magazine explicou-nos os desafios enfrentados enquanto mulher e as razões da Prosegur ser líder e a escolha certa para consumidores e colaboradores.

Helena Águeda começou a sua carreira profissional como vendedora numa Multinacional considerada uma “grande escola de vendas”. Aí apaixonou-se por um trabalho em que os dias nunca eram iguais e onde tinha de fazer uma gestão de stakeholders muito interessante (desde a rececionista ao CEO).

Sempre focada na evolução profissional, decidiu realizar uma licenciatura em Marketing, aliando a componente comercial a outros conhecimentos que lhe permitem ter uma visão mais alargada. Helena Águeda não se ficou por aí, assumindo-se como “eterna inconformada”, e foi continuando à procura de mais conhecimento e de algo novo, “pois não gosto de rotinas”. Formou-se em PNL – programação neurolinguística, inteligência emocional, criatividade em comunicação, saúde e doença em adultos, laboratório de competências pessoais, laboratório de competências sociais, Magnified Healing, entre outros. “Para mim, quando paramos de aprender, estagnámos e paramos de viver”, afirma.

Durante o seu percurso profissional foi passando por diversas empresas e abraçando cargos comerciais até chegar à Prosegur, em 2010. Foi aí que se estabeleceu como Diretora Comercial e se mantém até hoje. Helena Águeda confessa que se identifica com os princípios, missão e valores da Prosegur, sentindo-se feliz e até privilegiada por poder fazer o que gosta numa organização que valoriza os seus colaboradores. “Somos focados nas pessoas e no seu desenvolvimento”, refere com orgulho, destacando o empenho da empresa o desenvolvimento de talentos.

A Diretora comercial defende que vendem o melhor serviço do mercado, oferecendo soluções de segurança personalizadas e adaptadas às necessidades de cada cliente. Disponibilizam soluções de Alarme, incêndio, CCTV, videovigilância, entre outras. E, para assegurarem o melhor serviço, têm uma Central de Segurança própria 24h/365 dias por ano, uma equipa técnica dedicada, vigilantes credenciados pelo MAI (Ministério da Administração Interna). Tudo isto para além do serviço ao cliente, que é caraterizado pelo sua eficácia, rapidez e profissionalismo. “Estamos seguros em cada venda que fazemos”, afirma.

Os desafios e obstáculos impostos enquanto Mulher

A Diretora Comercial já teve de passar por diversos obstáculos até conseguir alcançar a posição em que está hoje, só por ser do sexo feminino. Exemplos disso são “comentários de como ganhaste esse negócio ou o cliente quer falar contigo, porque és mulher e quer ver-te”. Situações que a levaram a ter a “clara noção de que me foi exigido maior demonstrações de competência para me afirmar, e, que existia muito menos tolerância com os meus erros.” Contudo, hoje é “muito grata por todas as dificuldades, exigências, desafios e obstáculos” que teve, considerando que a ajudou a crescer e a evoluir.

Na Prosegur nunca sentiu qualquer tipo de desigualdade de género, estando ciente que os processos de seleção têm em conta “competências humanas, profissionais e o talento”. Para além disso, a diversidade de profissionais é vista como uma vantagem competitiva e um enriquecimento dos seus valores. São várias as mulheres em cargos de liderança e na direção da empresa, havendo também prémios de melhor desempenho e uma política de reconhecimento e retenção de talento.

Apesar de ainda não acreditar que existe uma “igualdade plena” de oportunidades, assume que já houve uma evolução, pois já é muito mais habitual ver mulheres em cargos de liderança. Espera que no futuro o único método de avaliação dos profissionais seja através das suas competências e que o seu caso sirva de inspiração a outras mulheres.

A nível pessoal, espera continuar a ter a capacidade para liderar as mais de 140 pessoas que já lhe reportam atualmente e a alcançar as metas e desafios que vão surgindo – sempre com o objetivo final de deixar a Prosegur Alarms Portugal numa posição de liderança.