Já foram escolhidas as vencedoras da 14ª edição do Concurso Sardinhas, promovido pela EGEAC. Quatro das autoras vitoriosas são portuguesas e a outra é holandesa, todas com idades compreendidas entre os 17 e os 42 anos.
O Concurso Sardinhas 2024 já conhece “as famosas cinco” vencedoras desta edição. Do total de criações distinguidas, quatro são nacionais, de Lisboa, Rio Tinto, Massamá e Montijo, e uma é internacional, mais concretamente dos Países Baixos. Em cada um dos exemplares do cabaz vencedor há um elemento que faz marcar pela diferença e tem um significado para quem criou as sardinhas. Os cravos pretendem assinalar os 50 anos do 25 de abril, os livros representar a base do conhecimento e da imaginação, o azeite caricaturar o aumento dos preços dos produtos alimentares essenciais, o queijo apresenta-se, entre outros motivos, como especialidade para pessoas de todo o mundo e a varina é vista como a vendedora de sardinhas, que são, acima de tudo, as rainhas das festas populares.
Este ano foram a concurso 1823 autores, que apresentaram 3582 propostas, 2587 portuguesas e 995 estrangeiras, de 63 países. Para cada uma das autoras das sardinhas distinguidas está destinado um prémio no valor de mil e quinhentos euros.
Nesta 14ª edição, e à semelhança do ano passado, as sardinhas vencedoras foram escolhidas através da votação dos/as trabalhadores/ as da EGEAC.