Destaque IN & Out

“Uma referência no que de melhor se faz na ótica”

Ana Castro faz parte da terceira geração de uma família que se dedica ao setor da ótica há mais de 60 anos. Em 2018, quando assumiu a gestão da loja que têm em Aveiro, criou a marca Seeana, a qual, numa perspetiva global, trabalha para a qualidade da visão dos clientes.

A dedicação da família de Ana Castro a este ramo começou há mais de 60 anos, quando o avô fundou, na Guarda, uma ótica. Mais tarde, no ano de 1995, abriram um novo espaço na cidade de Aveiro. Em 2018, Ana Castro assume a gestão desta loja e decide criar uma marca “nova e diferenciadora” – a Seeana. Para a gestora, a base da ótica tradicional é a confiança e a proximidade com o cliente, o que, na sua opinião, explica em grande parte o facto de a denominação da maioria destes espaços combinar o nome do proprietário com as palavras “ótica” ou “oculista”. “Quando criámos a marca Seeana, queríamos que essa lógica estivesse presente, mas de uma maneira mais subtil e diferenciada. Daí a marca resultar de uma combinação entre a palavra ‘ver’ em inglês: ‘See’ e o meu nome: ‘Ana’”.

Os serviços que disponibilizam a quem procura a marca

Com a missão de trabalhar na qualidade da visão dos clientes, disponibilizam diversos serviços que incluem as consultas de Optometria, a contactologia, que se centra na adaptação de lentes de contacto e na formação intensiva aos clientes sobre a sua utilização, manipulação e manutenção, bem como ainda prestam apoio em tudo o que esteja relacionado com a reparação e montagem de óculos. “Valorizamos, acima de tudo, o processo, que vai desde a consulta à escolha da armação e à recomendação da lente mais indicada para cada caso, de forma a obtermos uma boa adaptação à nova graduação e uma total satisfação do cliente, que inclui a componente estética”.

Entre técnicos de oficina, optometristas e vendedores, os oito elementos que compõem a equipa da Seeana têm várias valências que se complementam, de forma a prestar um atendimento de qualidade a quem recorre a este espaço. Para isso, implementaram até um processo interno de melhoria contínua em que procuram “ativamente” as falhas de cada um dos integrantes.

Ao cliente, de entre um conjunto de serviços, prestam, por exemplo, um acompanhamento pós-venda de todas as lentes oftálmicas que montam, para perceberem se durante um certo período de utilização a adaptação está a ser positiva. Aqui, a venda só é dada como finalizada quando o cliente usa os óculos durante algum tempo e confirma que vê bem. Assim, “conseguimos, de forma incremental, corrigir os nossos erros, maximizar e escalar a qualidade do nosso serviço”.

A optometria, que é um serviço de grande exigência técnica, é, sem dúvida, uma das maiores valências desta Ótica. A experiência de décadas de três gerações de profissionais vai sendo passada de forma orgânica e traduz-se numa qualidade técnica “bastante diferenciada”. Ao longo do tempo, já acompanharam inúmeros casos extremamente desafiantes de ceratocones, transplantes de córnea, altas miopias, estrabismos, entre outros. “Mas estes são os que gostamos mais”, afirma.

A honestidade para com os clientes

O facto de, desde sempre, terem defendido o princípio de que “se o cliente não precisa, não se vende”, permite-lhes construir uma relação de confiança e fidelização com os clientes. Este fator de diferenciação “é bastante poderoso” nos tempos que correm, dado que “a ótica ‘fast-food’ se vulgarizou e que o único que oferece é preço, em detrimento de qualidade e saúde visual”.

De acordo com Ana Castro, a massificação da ótica criou uma ideia errada do que é uma consulta de Optometria e o processo de montagem de óculos. “O conceito de ‘linha de montagem’ na ótica confunde e cria a expectativa que a prescrição e montagem de uns óculos é um processo linear”. Porém, “cada caso é um caso e tem de ser trabalhado de forma única, com tempo”, reforça, afirmando que as decisões tomadas no presente vão condicionar a saúde visual no futuro. Dá ainda o exemplo da adaptação aos óculos com lentes progressivas requererem, muitas vezes, várias interações. “Fazermos essa pedagogia é um desafio, principalmente quando não conhecem o nosso trabalho”.

Seeana Black Store: um novo espaço, a mesma essência

No mês de junho, inauguraram mais uma loja com o selo de qualidade Seeana, desta feita a Seeana Black Store. O design do novo espaço foi pensado tendo em conta a envolvência em que está inserido. Uma vez que o preto predomina em muitos elementos do edifício, quiseram que estivesse também presente dentro da loja, de modo a desconstruírem o conceito de ótica tradicional. A designação de “Black Store” surge, precisamente, do facto de o preto fazer parte da identidade do espaço.

Esta nova loja dispõe de uma seleção de produtos que complementa a loja inicial e tem como alvo um público interessado por “peças diferentes”, o que não significa que sejam somente arrojadas. O cuidado de terem uma seleção de produtos para um público bastante heterogéneo está presente na Seeana Black Store. Para além disto, disponibilizam um consultório, lentes de contacto e os respetivos produtos de contactologia.

Para Ana Castro, é possível fazer o negócio crescer, mantendo o foco na qualidade. “A nossa ambição é sermos uma referência no que de melhor se faz na ótica”.

Instagram Seeana Eyewear: @seeanaeyewear
Instagram Seeana Black Store: @seeana.blackstore