IN & Out

O desporto de mãos dadas com a solidariedade

Ginásio dos Bombeiros Voluntários de Famalicão

A vertente solidária do ginásio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão faz com que este seja muito mais do que um mero espaço de treinos. Joana Guimarães é a nova Club Manager do ginásio, desde o início deste ano, e faz-nos uma visita guiada por este espaço cheio de luz natural e boa energia.

Apaixonada pelo desporto desde muito cedo, Joana Guimarães tem praticado diversas modalidades desportivas ao longo da vida. A vontade de estar, profissionalmente, em contacto com este ‘mundo’ fez com que fizesse formação académica na área. Após ter terminado, ingressou no mercado laboral e o seu percurso passou sempre por ginásios e por grandes empresas nacionais, que a fizeram “crescer e
evoluir enquanto profissional”.

No início de 2023, um novo desafio bateu-lhe à porta e assim ingressou na equipa do ginásio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. O que a fez aceitar “este desafio” foi a experiência e o facto de ver no ginásio um “enorme potencial” de crescimento, quer a nível de estruturas, quer a nível da qualidade de prestação de serviços e de acompanhamento aos sócios.

O ginásio, acolhedor e fresco

Situado no coração da cidade, o ginásio dos Bombeiros de Famalicão encontra-se totalmente remodelado e com uma imagem imponente, moderna e sofisticada. Assim que se entra no espaço, é possível encontrar uma ampla receção, com zona social e máquinas de vending, onde os sócios podem confraternizar antes, durante e após os treinos. Dividido em dois pisos e com uma área de, aproximadamente, mil e quinhentos metros quadrados, conta com mais de 200 postos de treino variados, nomeadamente zonas de treinos personalizados e de alto rendimento, cardio, musculação, halteres, alongamento e relaxamento, três estúdios de aulas de grupo, com uma planificação extensa e variada, bem como quatro balneários totalmente equipados. “O nosso espaço é privilegiado com luz natural em toda a sua envolvente, tornando-se acolhedor e, ao mesmo tempo, muito ‘fresco’”.

Aqui, para além do acompanhamento em sala, o mapa de aulas apresenta várias modalidades como os Yourfit Programs (Yourfit Pump, Yourfit Jump, Yourfit Fight, Yourfit Body, Yourfit Mind), para além de Pilates, Yoga, Zumba, Cross Training, Localizada e Gap, Circuito training, Kickboxing e Cycling. “Todas elas são populares, o que é uma grande vantagem para nós. Temos um público que gosta e adere às diferentes modalidades existentes”.

Para as pessoas que necessitam de um acompanhamento personalizado, focado num objetivo, o personal trainer é a opção certa. Para quem precisa de, por exemplo, uma reeducação alimentar, dispõem também do serviço de nutrição.

A equipa de trabalho é composta por profissionais que, diariamente, trabalham com disponibilidade total no acompanhamento aos sócios. Cada um dos cerca de 30 elementos tem as suas valências e pertence a um determinado departamento, estando assim distribuídos pelas diferentes funções, que vão desde a receção, até à equipa de limpeza/manutenção, passando pelos professores, monitores de sala, personal trainers e nutricionista. “Contamos com uma equipa de profissionais altamente especializados e sempre disponíveis para ajudar a atingir os resultados dos nossos sócios”.

O slogan “desafia os teus limites!” descreve o espírito deste espaço. “Desafiar os nossos limites, sair da nossa zona de conforto, tornando-nos fortes para evoluir, é o que nos faz alcançar resultados e os nossos objetivos e perseguir sonhos que, muitas vezes, achamos como perdidos. Estamos aqui exatamente para ajudar todos aqueles que queiram atingir esses sonhos”.

A vertente solidária

Quem decide inscrever-se neste ginásio está, automaticamente, a tornar-se sócio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão e, consequentemente, a contribuir para uma vertente solidária, que consiste em ajudar a Associação a angariar verbas para se tornar auto-sustentável e prestar um serviço de maior qualidade à comunidade.

Joana Guimarães, enquanto instrutora de fitness e personal trainer, desmistifica algumas ideias pré-concebidas a respeito do exercício físico, afirmando que a sua prática vai para além do meramente estético, “como muita gente pensa”. Continua explicando que a prática da atividade física regular ajuda na prevenção de doenças, como a diabetes, colesterol e pressão arterial, na regulação do sono, no aumento da autoestima, no controlo da ansiedade e depressão, na melhoria cardiovascular e no desenvolvimento de força, o que é “super importante para idades mais avançadas”, uma vez que atua “na prevenção da osteoporose, por exemplo. É um sem número de benefícios”, pelo que se torna “difícil enumerá-los todos. Como dizer que o exercício físico se torna um vício, mas um vício bom e saudável”.

Em jeito de conclusão, a Club Manager expressa o seu agrado e respeito pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Famalicão, onde o ginásio, mais do que um local de prática de exercício físico, é uma fonte de receita que ajuda os Bombeiros nas suas ações de emergência. “Este ginásio está em constante progresso e evolução e tudo farei para que essa seja sempre a prioridade da Associação”. O intuito passa por crescer enquanto família e evoluir no sentido de prestar um serviço altamente qualificado ao cliente, em qualquer uma das valências. “Estamos aqui ao dispor dos sócios para os ajudar a ‘desafiar os seus limites’, mas também para assegurar a subsistência desta tão importante corporação que dá a ‘vida por vida’. Gratidão a todos os sócios”.