Atualidade Notícias Saúde e Bem-estar

Cidade no norte da China emite alerta sobre caso suspeito de peste negra

Photo by Edwin Hooper on Unsplash

Um possível caso de peste bubónica, também conhecida como peste negra, levou, esta segunda-feira, a cidade Bayan Nur, no norte da China a emitir o alerta de saúde de nível 3, o segundo mais baixo na escala do país asiático.

De acordo com a imprensa oficial, que cita fonte da Comissão Municipal de Saúde da cidade de Bayannur, na região autónoma da Mongólia Interior, um pastor foi internado num hospital local, onde foi diagnosticado com a doença. O homem permanece isolado e em condição “estável”.

O alerta vai permanecer em vigor até ao final do ano, de forma a prevenir possíveis surtos.

O executivo municipal pediu aos cidadãos para serem cautelosos e exigiu que não consumissem animais que possam causar infeções pela doença. Casos de pacientes que apresentem febre alta sem motivo aparente ou de morte repentina devem ser relatados.

As pessoas quem encontrem animais doentes ou mortos também devem comunicar e a caça de animais que possam ter a doença está proibida. As autoridades chinesas referiram-se especificamente às marmotas, uma vez que estas podem estar relacionadas a dois casos confirmados de peste bubónica na Mongólia, na semana passada.

Recorde-se que a peste negra foi a pandemia mais devastadora já registada na história da humanidade.