Atualidade Cultura | Património Notícias

Morreu o compositor italiano Ennio Morricone

https://www.facebook.com/pg/maestroenniomorricone

O compositor italiano Ennio Morricone, autor de inúmeras bandas sonoras de filmes, morreu na noite de domingo para segunda-feira, noticia hoje a imprensa de Itália.

Ennio Morricone, 91 anos, agraciado com um Óscar em 2016, morreu numa clínica em Roma onde se encontrava hospitalizado após uma fratura de fémur na sequência de uma queda, referem as fontes citadas pelos jornais italianos.

Segundo o jornal “La Repubblica”, que cita a família através do amigo e advogado Giorgio Assuma, o funeral do compositor será realizado de forma privada “em respeito ao sentimento de humildade que sempre inspirou a sua existência”. De acordo com uma nota divulgada, Morricone morreu “ao amanhecer de 6 de julho em Roma, com o conforto da fé”. O compositor “manteve até ao último momento a lucidez e uma grande dignidade”, acrescenta o comunicado.

Em 2007, Morricone recebeu um Óscar Honorário da Academia de Hollywood “pelos seus contributos magníficos e multifacetados para a arte da música no cinema”, tendo sido posteriormente nomeado para mais seis Óscares. Em 2016, recebeu a estatueta dourada pela banda sonora de “Os Oito Odiados” de Quentin Tarantino, tendo-se tornado na altura a pessoa mais velha a vencer um Óscar competitivo.

Do seu currículo fazem parte mais de 450 bandas sonoras para cinema e televisão, além de mais de uma centena de composições clássicas.